TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Reais

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

DIREITOS REAIS

Sabemos que o direito de propriedade é o direito real que dá a uma pessoa a posse de uma coisa. Ele é considerado o mais pleno dos direitos reais, sendo uma garantia constitucional prevista no art 5º da constituição. No artigo 1.228 dispõe que o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, estes são os seus elementos constitutivos, no qual usar se configura como a faculdade que o proprietário tem de usar a coisa da forma que lhe convir, excluindo a interferência de terceiros, bastando, para isso, que observe os limites legais estabelecidos. Já gozar relaciona-se ao direito de auferir os frutos da coisa, que podem ser naturais, industriais ou civis, este último entendido como os rendimentos. Enquanto dispor consiste no direito que tem o proprietário de transferir a coisa, gravar ônus e de aliená-la a outrem a qualquer título, sempre se limitando a disposição constitucional do uso da propriedade conforme sua função social.  

A propriedade tem como características a complexidade, já que é um direito complexo pelo fato de ser a soma de três faculdades (usar, gozar e dispor) e mais o direito de reaver. Ela é um direito absoluto, pois os proprietários poderão abusar da coisa, vendê-la, reforma-la e até destruí-la, entretanto não é pleno, porque deverá respeitar a função social. Considera-se perpetua, pelo fato de a propriedade possuir eterna durabilidade, podendo até ser sucedida para os filhos e não se extinguindo pelo não uso. A propriedade também é exclusiva, fato este previsto no artigo 1231 " A propriedade presume-se plena e exclusiva, até prova em contrário". E ela é elástica, já que ela pode se contrair e se dilatar.

As suas espécies são divididas em dois pontos: Plena e limitada. Ocorre a plena quando as três faculdades do domínio, é concentrada na mão do seu proprietário, sem nenhuma restrição. Já a limitada, subdivide-se em restrita, quando os elementos constitutivos estão desmembrados e propriedade resolúvel, sendo esta uma exceção a perpetuidade (continuidade) da propriedade. Podendo acontecer por uma causa originaria (art 1359), ou seja, todos já a conhecem desde o início. Ou por causas supervenientes (art1360), ou seja, é aquela que não se conhece na origem.

A cerca da legislação referente a propriedade, no artigo 1.228, § 1º , trata-se da sua função social , no qual ela deverá ser exercida em acordo com as suas finalidades  econômicas e sociais, preservando a flora,  fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, evitando também a poluição do ar. Ainda neste mesmo artigo, § 2º, fica evidente a boa-fé objetiva, em que o proprietário ficará proibido de utilizar esta propriedade de uma forma que não lhe traga nenhuma utilidade pratica ou  que tenha objetivo de ofender a terceiros. 

Falando de limitações o legislador nos artigos 1.229 e 1.230 trata sobre este assunto. No qual acerca do primeiro é dito que “ A propriedade do solo abrange a do espaço aéreo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade úteis ao seu exercício, não podendo o proprietário opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, a uma altura ou profundidade tais, que não tenha ele interesse legítimo em impedi-las", sendo, como já citado anteriormente, a boa-fé objetiva que limita tal conduta do proprietário. Já no artigo 1.230, " A propriedade do solo não abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, os potenciais de energia hidráulica, os monumentos arqueológicos e outros bens referidos por leis especiais.", percebe-se que limitações tanto verticais, como horizontais, fato este, comprovado com os dois últimos artigos citados. No parágrafo único, é tratado que o proprietário poderá explorar os recursos minerais de emprego imediato na construção civil, desde que não ocorra transformações industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com