RESUMO DE DIREITO E ARTE
Por: andersonupdata • 9/12/2022 • Trabalho acadêmico • 521 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Curso: Bacharelado em Direito
Disciplina: Direito e Arte
Docente: Profª Drª. Hilda Ledoux Vargas
Discentes: Anderson Azevedo Fonseca e Arivan Couto Merces
RESUMO DE DIREITO E ARTE
Feira de Santana
2022
RESUMO DE DIREITO E ARTE
Este resumo de uma apresentação realizada no dia 4 de novembro de 2022, na Universidade Estadual de Feira de Santana é requisito básico para a aprovação na disciplina de Direito e Arte do Curso.
Orientador: Prof. Mestra Hilda, Hilda Ledoux Vargas.
Feira de Santana
2022
RESUMO DA APRESENTAÇÃO
O professor Argemiro Nascimento possui graduação em direito pela Universidade Católica do Salvador (1990). Atualmente é professor titular da Faculdade Anísio Teixeira da Cadeira de Processo Civil, História do Direito e Direito Empresarial. Editor chefe da Revista Saber Jurídico. No dia 4 de novembro de 2022, apresentou um monologo sobre Direito e Arte, sendo este resumo sobre tal apresentação.
A principio foi relatado que o famoso Bethoven trouxe uma inovação frente ao cenário musical por compor as maiores e mais famosas sinfonias mesmo sendo surdo. Tal ato mostra a possibilidade de superação que o Bethoven tinha criando as próprias oportunidades e direito.
Também, relatou-se obras de William S. como “Otelo, o Mercador de Veneza, Medida por Medida”... Obras de Sheakepers que relatam no sec. 16 assuntos que seriam incorporados no sec. 19 do direito de família, consumidor, penal, tributário, econômico, civil, sucessão, herança, matrimonio, religião, histórico, sociológico, cultural, infante, educacional, masculino, feminino... e como o principio legal é aplicado no direito.
Machado de Assis, o maior escritor brasileiro, que criou obras incríveis no campo do direito e ainda no campo internacional mesmo sem ter saído do Rio de Janeiro em vida. Todas as Obras do Mesmo têm um percurso no campo do direito principalmente dos tribunais do sec. 19, como Suje-se Gordo e o Canário Falante. O campo de linguagem como limitado pelo direito imposto ao passo que também limita a visão de mundo
No Brasil, o Jorge Amado, em obras consagradas como “Os Capitães da Areia”, e “O Cacau” aborda a relação de poder e lutas de classes na Bahia do séc. 20. E como as relações de poder se perpetuam até os dias do séc. atual. Quem faz o direito e para quem o faz, ricos ou pobres e para que
Ainda, o diretor e escritor Costa-Gavras como um inovador do direito no estado português e sua repercussão sobre as ditaduras da américa por meio de livro e filmes a exemplo do “Z”, filme que referencia a ditadura salazarista e reflete a estrutura das ditaduras da América.
Para finalizar, o apresentador abordou obras do escritor e diretor Steven Spielberg como Minority Report e Exterminador do Futuro. Em especial as atuações de Tom Cruise, nos filmes que demonstram autenticidade nas obras, como o Minority Report, que aborda o direito penal ficcional no qual se possível prever crimes seria possível também prender alguém antes de comete-los e por que prender alguém que ainda não cometeu tal crime.
Afinal qual a função real do direito e como ela é atuada na pratica, que importância a arte (filmes, livros, músicas...) têm no direito
...