Gestão de Relacionamento de clientes e fornecedores
Por: alexcruz2000 • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 5.091 Palavras (21 Páginas) • 244 Visualizações
,
Faculdade Anhanguera Educacional.
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Comercial
[pic 1]
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO
PROINTER IV - RELATÓRIO PARCIAL
Analise de mercado e concorrência
Comércio eletrônico
Gerencia de equipe de venda
Gestão de serviços e varejo
Gestão de relacionamento de clientes e fornecedores
Vanessa Daugueller de Lima Cruz RA 0177577642
Tutor EAD :
Tutor Presencial:
Caxias do Sul - RS
OUTUBRO/2016
Sumário
Capa1
Sumário2
1.Introdução3
2.Referencial Teórico4
3.Função Organizacional5
4.Organograma da Organização6
5.Sistema de Controle6
6.Cultura da Organização6
7.Posicionamento Estratégico6
8.Fundamentos da Organização7
9.História da Organização8
10.Análise de Dados9
10.Análise de Dados10
10.Análise de Dados11
10.Análise de Dados12
11.Relação com Clientes12
12.Comportamento dos Clientes12
13.Estudo dos fornecedores13
13.Estudo dos fornecedores14
14.Projeção de Vendas14
15. Análise da Concorrência14
16.Diferencial Competitivo15
17.Resultados16
18.Bibliografia17
- Introdução
Os cuidados com a aparência está com a humanidade desde a idade antiga, quando já existiam óleos aromáticos, alguns tipos de maquiagem, banhos com ervas especiais, massagens para o corpo todo. Essa preocupação com a estética foi assumindo novas formas com o passar dos tempos, com a criação de toda uma estrutura para a indústria da beleza como: cirurgias plásticas, evolução na maneira de se vestir, desenvolvendo produtos e serviços para homens e mulheres e jovens se sentirem mais satisfeitos com a sua aparência e bem estar. Compreendendo esses fatores nos leva a ver o grande crescimento de uma quantidade de consumidores voltados há utilização de produtos e serviços oferecidos na área da beleza estética nos dias de hoje. Esse mercado se transformou em uma área totalmente competitiva e significante em todo as partes do mundo.
É o que se vê no mercado da beleza, com a vinda de novos tratamentos e recursos tecnológicos. A crescente demanda e valorização de cuidados com a aparência física, envelhecimento da pele, saúde e bem-estar, fez com que se vislumbrassem mais portas para os profissionais voltados a clínicas de estética. Tornando o seguimento altamente competitivo, tendo a satisfação do consumidor como principal pilar.
Nesse trabalho mostraremos a viabilidade comercial de uma empresa de serviços estéticos, verificando e apontando seus clientes , fornecedores e sua forma de marketing.
- Referencial Teórico
A gestão comercial de uma de uma empresa depende de vários fatores, para que a mesma seja bem definida. Mas vamos começar falando de empreendedorismo, que para qualquer atividade é necessário.
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”(SCHUMPETER, 2008, p.102).
Kirzner (2005) tem uma abordagem diferente. Para esse autor, o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.
Porém os dois autores, falam que o empreendedor é um puro visionário de oportunidades.
Outro ponto interessante e que se deve levar em conta e a administração do negócio.
Os administradores tem responsabilidade estratégica, tática e operacionais. Eles são pessoas de negócios completas; tem o conhecimento de todas as funções de negócios, são responsáveis pelos resultados e focalizam servir os consumidores tanto dentro como fora de suas empresas (SNELL, 2006, p.79).
De acordo com Snell (2006) os administradores tem a grande responsabilidade de zelar pelo bom andamento da empresa de maneira geral, organizando de forma estratégica sua empresa. Pode se ver também que é de responsabilidade dos administradores ou investidores a tomada de decisão para todas as atividades da empresa, pois é através das decisões acertadas e da boa administração que ocorre o bom desempenho da empresa. O gestor é encarregado do departamento de controladoria; seu papel é, por meio de gerenciamento de um eficiente sistema de informação, zelar pela continuidade da empresa (FIGUEIREDO e CAGGIANO, 2004). Conforme os autores, os administradores estão profundamente envolvidos com a busca da eficácia organizacional e buscando alcança-las com afinco.
Outro ponto a ser verificado na prática comercial é o Marketing.
“Marketing é o processo de planejamento de uma organização que busca realizar trocas com os clientes, cada um com interesses específicos: o cliente quer fazer suas necessidades e a empresa quer gerar receitas”. (SCHEWE; SMITH, 2005, p.130).
De acordo com Schewe (2005), podemos definir as finalidades básicas do marketing como: determinar oportunidade de negócios quer pela criação de novos produtos, quer pela adequação de produtos oferecidos por concorrentes que não atendem satisfatoriamente as necessidades dos clientes e obter, através do menor custo possível, o crescimento da receita da empresa.
Os autores deixam claro que o marketing é uma das ferramentas que devem ser muito utilizada, para o sucesso do estabelecimento.
- Função Organizacional
A empresa se chama Estética LifeStyle, instalada na rua Gilberto Candeia, 1401, bairro Santa Catarina, Caxias do Sul, RS.
O nome da empresa tem a ver com estilo de vida, por isso a escolha do mesmo, para dar ênfase à qualidade de vida das pessoas, sem olhar para suas diferenças.
A sócia Maíra Santos de Passos, concluiu a formação de Economia, com 9 anos de experiência na área da beleza e curso profissionalizante de cabeleireiro com sete anos de vivência na área.Ela estará à frente das seguintes atividades: atendimento aos clientes, também será responsável pela área administrativa da empresa, análises financeira e orientações aos clientes, negociações, orçamentos e fechamentos de pacotes. A sócia Fernanda Gomes Rezende de Oliveira cursou o Ensino Médio e curso profissionalizante de cabeleireiro com dois anos de vivência na área, ficará destinada as seguintes atividades: atendimento aos clientes, gerenciamento da empresa, orientações sobre tratamentos aos clientes, recepcionamento dos clientes, marketing da empresa. A empresa contará com mais dois profissionais. Uma esteticista para atendimento há clientes nas diferente especialidades e também uma recepcionista.
...