A Gameficação no Ensino da Matemática
Por: AleMathTeacher • 4/6/2023 • Projeto de pesquisa • 5.485 Palavras (22 Páginas) • 119 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Alessandro Barbosa
Bianca de Aragão da Silva
Fernanda Barletta
Lazara Raquel Gomes dos Santos
Patrícia Fedrizzi da Silva
A gamificação no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental.
Vídeo do Projeto Integrador |
Piracicaba - SP
2023
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
A gamificação no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental.
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador III para o eixo de Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Piracicaba - SP
2023
BARBOSA, Alessandro; SILVA, Bianca Aragão da; BARLETTA, Fernanda; SANTOS, Lazara Raquel Gomes dos; SILVA, Patrícia Fedrizzi da. A gamificação no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental. 19f. Relatório Técnico-Científico. Eixo de Licenciatura – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Luana Priscila de Oliveira. Polo: Piracicaba, 2023.
RESUMO
São muitas as dificuldades encontradas para desenvolvimento de novas metodologias em sala de aula. Pode ser devido à falta de estrutura física, ao volume de conteúdo para ministrar ou até pela falta de recursos que promovam o bem-estar e a criação de conexões entre aluno-turma e aluno-professor. A implementação de novas estratégias em sala pode auxiliar os alunos no aprendizado e os professores na aplicação dos conteúdos já determinados para o ano letivo. Com este foco, este trabalho busca a resposta na Gamificação e na Aprendizagem por Estações com objetivo de facilitar o aprendizado e promover a interação e participação coletiva. O objetivo é a implementação de atividades que auxiliam o desenvolvimento do conhecimento, de maneira divertida, simples e de fácil aplicação, de modo que a falta de estrutura não seja um empecilho para a construção do saber. Um caso prático foi escolhido como base para o desenvolvimento do trabalho: relatos de uma professora do Ensino Fundamental, referente às dificuldades dos alunos na realização de operações matemáticas básicas e de conhecimento sobre geometria. Face a dificuldade relatada procurou-se por atividades que pudessem contribuir com o processo de aprendizagem da matemática. A análise e busca da solução foi feita através de pesquisa bibliográfica e, também, por pesquisa de campo, com entrevista à professora, para conhecer as maiores demandas da turma. Após a aplicação da atividade, foi realizada a análise dos resultados para as considerações finais e discutido se as atividades são compatíveis com a realidade escolar atual.
PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Gamificação; Estações de Aprendizagem; Metodologias Ativas; Ensino Fundamental.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................................................... 04
2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 05
2.1. Objetivos ............................................................................................. 05
2.2. Justificativa e delimitação do problema .............................................. 05
2.3. Fundamentação Teórica ...................................................................... 05
2.4. Metodologia ........................................................................................ 11
2.5. Resultados Preliminares: Solução Inicial ........................................... 12
3. REFERÊNCIAS ....................................................................................... 17
1. INTRODUÇÃO
A construção do conhecimento é um assunto amplamente discutido entre os docentes, com o intuito de promover o conhecer com qualidade e não apenas quantidade.
A educação, como formadora do ser humano, é de extrema importância, dessa forma, sempre busca evoluir e agregar novas maneiras de construção diária e ininterrupta do conhecimento para assim auxiliar na compreensão do conteúdo pelos alunos.
Implementar novas temáticas faz com que o ambiente de aprendizagem vá além dos limites da construção física de uma sala de aula, mas que tenha conexão com a rotina do estudante, de modo que, os conteúdos sejam associados com simples situações corriqueiras, como um troco em uma compra e que cada novo aprender seja motivo de empolgação.
O desenvolvimento de atividades em grupo, principalmente no Ensino Fundamental produz o exercício do raciocínio lógico e a resolução de problemas; além de estimular a competitividade saudável, o trabalho em equipe e promove a ruptura do medo em relação a disciplinas com certa resistência e medo, como é o caso da Matemática.
A introdução de novas formas de ensino, embora pareça simples, não é, pois são encontrados obstáculos, como a falta de tempo para aplicações, a falta de recursos físicos e inclusive didáticos, porém deve-se atentar ao fato que são de suma importância, produzindo o entendimento mais rápido e eficaz em sala de aula.
...