Aplicações Algébricas e Otimização Linear
Por: thomazlct • 15/6/2016 • Artigo • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 471 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE MATEMÁTICA
Física B
Calculo B
Matemática Financeira
Desenho Geométrico
Aplicações Algébricas e Otimização Linear
Avaliação e Currículo
Luis Carlos Thomaz - RA: 8982229854
Projeto: “Tecnologia de informação e Contextualização”
Tutora EAD Claudia Marques de Oliveira Farias
SÃO PAULO/VILA MARIANA
Junho de 2016
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende evidenciar a importância do ensino interdisciplinar e contextualizado da matemática para o processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio por meio de atividades que relacionam á disciplina de Matemática com situações do cotidiano dos estudantes, baseando-se nesta metodologia a escola Formando Campeões decidiu oferecer a um grupo de 20 alunos do 2º e 3º do ensino médio a oportunidade de participar do projeto “Para que estudar Matemática”.
Observa-se que grande parte dos alunos das redes públicas de ensino nem sempre recebem os estímulos necessários para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos adquiridos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio a Matemática, pode e deve ser utilizada como uma ferramenta Interdisciplinar auxiliando e relacionando outras disciplinas com os conceitos Matemáticos estudados pelos alunos. Outra forma importante de auxiliar o aluno é o de trazer e ou relacionar a Matemática para a vida cotidiana fazendo com que esses conceitos sejam melhores compreendidos e absorvidos pelos estudantes.
Considerando essas questões, a escola Formando Campeões criou esse projeto juntamente com um grupo de professores com objetivo de elaborar e aplicar atividades contextualizadas para que os alunos possam enxergar a matemática de uma forma mais lúdica e poder contextualiza-la no seu dia a dia.
DESENVOLVIMENTO
Passo 1
Diversos problemas sempre estiveram presentes na questão do ensino-aprendizagem da matemática: a falta de preparo do professor, o desinteresse por parte do aluno, e por considerarem a matemática uma matéria complexa e caracterizada como “chata” e “difícil”. Várias tentativas de mudanças ocorreram para solucionar a questão com intuito de adquirir melhores resultados, porém as dificuldades continuam.
A matemática está enraizada em nossas vidas desde a infância, bem antes de frequentarmos a escola, portanto, o processo de ensino-aprendizagem deve ser bem trabalhado nas séries iniciais para que futuramente não ocorra dificuldades graves.
Professores e alunos, personagens deste drama precisam estar em sintonia, e cabe ao primeiro a responsabilidade e desempenho de tornar o ensino atrativo, dinâmico e interessante, permitindo que o aluno construa o seu conhecimento.
Um ponto importantíssimo para a qualidade do ensino-aprendizagem da matemática é o de relacionar o conteúdo com a realidade do educando, pois o desenvolvimento humano não ocorre separadamente do contexto histórico-social-cultural , essa separação não pode existir no ensino da matemática o que normalmente acontece, sendo um dos motivos que provocam essa falta de interesse pela disciplina por parte dos alunos.
A valorização do conhecimento cotidiano é hoje considerada como um elemento importante no trabalho pedagógico de qualquer disciplina escolar. Na área da Educação Matemática, muitas pesquisas contribuíram para mostrar a matemática da vida cotidiana como um elemento indispensável do processo pedagógico. (GIARDINETTO,1999,p.31)
O ensino contextualizado desperta um gosto e valoriza o aprendizado. Para isso, o educador precisa julgar sua prática constantemente, com ações num trabalho ativo, participativo e com significados, onde ele poderá acompanhar e avaliar seus alunos, instigando-os a buscarem respostas por eles próprios sempre mostrando a importância da participação dos mesmos , ou seja, o educador deve desequilibrar buscando um novo equilíbrio.
A mediação neste ensino-aprendizado é outro fator essencial que o professor deve realizar, uma vez que, trabalhando com a construção do conhecimento, ambos aprenderão juntos, deixando de lado a mera transmissão do saber e formando alunos criativos e autônomos.
Mudanças no ensino-aprendizagem de matemática são urgentes para o desenvolvimento do aluno, a formação continuada e o interesse do professor são pontos relevantes, porém uma aprendizagem relacionada ao dia a dia envolve todos os responsáveis para uma melhor educação: professores, família, governantes e a sociedade.
Passo 2
Uma escola que tenha em suas instalações á disposição de professores e alunos, recursos tecnológicos como: televisores e aparelhos de DVD, computadores com acesso a Internet , projetores e data-show, enfim uma boa estrutura de tecnologia de informação e comunicação apenas para a " propaganda da instituição" não significa que tenha um ensino de qualidade ou excelência.
Um bom exemplo para uma analise de proposta pedagógica por meio da utilização de um programa de computador, voltado para a disciplina de matemática pode ser encontrado no site http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/matematica_com_sorvetete/matematica_com_sorvete/OBJETO/index.html., onde contem exercícios para calculo do volume das formas geométricas cone e tronco do cone, tendo como exemplos, taças de sorvete na tela inicial. O aluno deve primeiramente selecionar corretamente uma forma geométrica, cone ou tronco do cone em meio a outras imagens, selecionado a figura correspondente a forma geométrica correta uma nova tela surge para o calculo do volume.O software não deixa de ser uma forma lúdica de ensinar, mas analisando criticamente a proposta, não seria mais produtivo realizar tais exercícios em uma sala de aula, com os objetos nas formas geométricas predeterminadas, expostas fisicamente para que os alunos em grupo possam ter a oportunidade de visualizar , tocar e dirimir suas duvidas junto ao professor quanto ao formato das figuras geométricas? Para o aprendizado não seria melhor calcular o volume de qualquer figura exposta fisicamente na sala de aula e não ficar preso a apenas alguns exemplos do programa (cone e tronco do cone)?
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