O ENSINO DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
Por: Zettysu • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
ENSINO DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
Trabalho apresentado ao Curso de Pós-graduação em
Ensino de Filosofia para o Ensino Médio,
do IFNMG- Instituto Federal do Norte de Minas Gerais,
para a disciplina: Ensino de ética e filosofia política
Prof. Rogério Giovani
MONTES CLAROS - MG
2018A sociedade contemporânea, ética e politica fazem parte do nosso dia a dia e
constituem conteúdos práticos dos quais não devemos abrir mão. Princípios morais
são utilizados no ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais, sendo um
conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao
tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e
teórica. É uma reflexão sobre a moral. Já a política, é o ato de governar, de
administrar e cuidar das instituições públicas, é também uma arte de negociação
para compatibilizar interesses. Um aspecto comum entre ética e a política é que
ambas são construídas a partir da existência da vida em sociedade.
Ética é um campo de estudo e debate dentro da Filosofia, que se corporifica em um
conjunto de normas que constitui a base moral das sociedades humanas. Moral foi
fruto de uma construção histórica que contou com as reflexões de diversos
pensadores. A moral complementa a ética, pois ambas responsáveis por construir as
bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e
virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. A
distinção entre moral e ética foi promovida pela filosofia do idealismo alemão,
usando moral para expressar bons costumes, bons hábitos, e ética significando a
eticidade do meio, do movimento como um todo, que se dá fenomenologicamente
em sociedade.
Distintas interpretações podem haver sobre ética de teólogos da Igreja Católica,
marcando o pensamento europeu com uma noção de moral baseada em princípios
cristãos. A política não se prendeu a partir de valores cristãos e destacou a
importância da fortuna dos governantes. A virtude cristã não poderia ser adotada
como modelo para o governo, pois a fortuna fatalmente levaria o governante à perda
do poder. Conforme o filósofo grego Aristóteles afirmava,“o homem é considerado
um ser essencialmente político”.
Dessa Forma a ética e a política definem os diferentes padrões de sociabilidade
que já conhecemos ou aqueles que almejamos enquanto a possibilidades á serem
socialmente construídas. No entanto, a ética tem diversos significados, a partir das
diferentes culturas mundiais, para muitas dessas está ligada a forças maiores; como
"Deuses". Essas interpretações deixam natural a existência moral e negam sua
dimensão histórico-cultural.
Um importante elemento da conexão entre ética e política em qualquer que seja o
contexto analisado é a disputa por poder, como dizia Hanna Arendt, " A ética é o
medicamento e a ferramenta para combater o abuso de poder".
Pode se observar que é evidente que a política não é simples, trata-se de uma briga
pelo poder, e para que esse poder seja regido pelas normas morais, os éticos têm
que questionar para obter o reconhecimento. Somos assim levados a pensar que
nossas escolhas são "neutras" e que política é apenas aquilo que acontecem no ato
dos governantes, ou seja, o cidadão também tem grande influência na política,
porém não paramos para observar nossas políticas diárias.
Os antigos filósofos ocidentais entendiam a ética como um campo do saber que
permitia os indivíduos estabelecer o melhor modo de viver e conviver, tanto em sua
vida privada quanto na vida pública. Porem, para muitas pessoas a noção de ética
não está atrelada à sua construção social. Colocando a origem dos valores éticos
acima das relações humanas, afastam a possibilidade de reflexão e de intervenção
do homem sobre seus códigos. Aristóteles, defende que o objeto da ética é o estudo
sobre o Sumo Bem, noção que deve orientar todas as ações humanas, como
finalidade suprema.De acordo o contexto histórico, em meados dos séculos VI e V a.C, no qual os
sofistas visavam ensinar de acordo o cenário democrático, que implicava a
existência de um mercado pleno de indivíduos interessados em aprender a ser
cidadãos. Eles fazem parte de um quadro em que o poder politico
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