A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DO SERVIÇO SOCIAL NA DÉCADA DE 90
Por: Aryanato • 13/2/2019 • Artigo • 4.852 Palavras (20 Páginas) • 233 Visualizações
A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DO SERVIÇO SOCIAL NA DÉCADA
DE 90
Aryana Vieira Cantanhêde
Tutor (a) - Rita dos Santos Amaral Sampaio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0403) Polo ATHENA São Luís- MA– Seminário Interdisciplinar II
07/07/2017
RESUMO
O presente trabalho científico busca abordar a origem do Serviço Social enquanto profissão social, pois nasce no meio de revoltas ocorridas durante as décadas de vinte, trinta e tem seu maior apogeu na década de noventa com o fortalecimento do neoliberalismo por parte das práticas dos governantes do pobre na época, onde a população enfraquecia mais ainda por conta das grandes privatizações, que geravam grande desemprego e aumento da inflação, com este cenário o Serviço Social começa a crescer e fortalecer-se, tornando-se assim uma profissão, a partir de então surge a necessidade de uma regulamentação própria para que se possa padronizar o serviço e gerar qualidade em seus profissionais e estas a partir de então, assumem o compromisso de cuidar de forma ímpar de seus pacientes, clientes, levando-os a sentirem-se amparados pelos patrões, governantes através dos serviços prestados por eles, ao qual visa tratar o ser humano da melhor forma possível.
Palavras-chave: Serviço Social. Antecedentes Históricos. Década de 90.
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social despontou no Brasil na década de 30, fortemente ligado a igreja católica, neste período o país atravessava uma turbulenta fase em que a classe trabalhadora vinha reivindicando por melhores condições de trabalho e justiça social e a burguesia não estava dando conta de tantas manifestações.
O assistente social vem surgir a partir de diversas manifestações sociais no período onde o neoliberalismo se encontra com maior força. Mesmo com fragilidade da sociedade nos anos 90, o Serviço Social encontra nessa época sua maior força, aperfeiçoando-se e fortalecendo-se mais.
O presente estudo visa enriquecer o aprendizado dos acadêmicos do curso de serviço social, no que diz respeito ao desenvolvimento histórico-social ocorrido ao longo do tempo nesta área, visualizando o assistente social como um que trabalha em prol dos direitos dos trabalhadores da sociedade organizada, o qual visa inserir o cidadão em projetos sociais para que seja melhor atendido.
2 ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Desde a década de 20, percebe-se um crescimento na luta das classes trabalhadoras por melhores condições, surgindo nesse contexto expressão da “questão social”, necessitando de administração desta questão. A partir daí atividades de caridade já existentes na época ganham um novo papel organizativo, contando com famílias burguesas paulistas e cariocas, que passam a contar com o estado para a realização de obras sociais bem mais abrangentes.
...