A Transferência de renda através do Programa Bolsa-Família e sua contribuição para o desenvolvimento dos direitos do cidadão
Por: sleygabriella • 12/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD Disciplina: Pesquisa em Serviço Social II |
[pic 2]
NOME COMPLETO
PROJETO DE PESQUISA
Tutor Presencial:
Tutor Virtual:
Tutora Regente:
Polo:
Garanhuns-PE
2015
SUMÁRIO[pic 3]
1 TEMA DE PESQUISA
2 OBJETO DE ESTUDO
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
4.2 Objetivos específicos
5 JUSTIFICATIVA
6 HIPÓTESE
7 REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL
8 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
9 PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA
10 REFERÊNCIAS
1 TEMA DE PESQUISA
A transferência de renda através do Programa Bolsa-Família e sua contribuição para o desenvolvimento dos direitos do cidadão.
2 OBJETO DE ESTUDO
O Programa Bolsa-Família é o principal programa brasileiro de transferência direta de renda com condicionalidades, voltado ao desenvolvimento das famílias, para que tenham condições de superar situações de vulnerabilidade e pobreza.
3 PROBLEMA DA PESQUISA
Esse estudo buscará responder ao seguinte problema de pesquisa: O programa de transferência de renda Bolsa-Família contribui para promover a cidadania no Brasil?
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
Analisar em que medida o programa de transferência de renda Bolsa-Família vem contribuindo para o avanço dos direitos da cidadania.
4.2 Objetivos específicos
• Realizar um levantamento bibliográfico sobre alguns conceitos chave, como: os direitos sociais, cidadania, assistência social e transferência de renda para a redução da pobreza e promoção da cidadania;
• Analisar a natureza e a importância dos programas de transferência de renda;
• Apresentar considerações sobre o Programa Bolsa Família na perspectiva da promoção dos direitos humanos.
5 JUSTIFICATIVA
O Programa Bolsa Família têm se expandido consideravelmente nos últimos anos e gerado efeitos relevantes sobre os índices de pobreza e desigualdade no país, embora não estejam isentos de críticas ou problemas. A motivação para a realização desta pesquisa surgiu, a princípio, durante aulas de diferentes disciplinas, quando foram abordados temas sobre a desigualdade social, a pobreza, a miséria, enfim, as mazelas da sociedade e a maneira como essas questões são tratadas pelo Estado e pela sociedade. Diante disso, verificou-se a necessidade de conduzir uma pesquisa direcionada ao Programa Bolsa-Família, se ele pode ser um instrumento para a garantia dos direitos humanos do cidadão, preconizada na Constituição Brasileira de 1988 e na Carta dos Direitos Humanos de 1948. Desse modo, este trabalho espera contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o assunto e fornecer subsídios e informações que possam ser relevantes para um melhor entendimento sobre os mecanismos governamentais de combate às desigualdades sociais.
6 HIPÓTESE
O Programa Bolsa Família é um programa que recebe aplausos por parte de alguns e também é questionado por outros. Isso se dá tanto pelo seu caráter assistencial quanto pela exigência e condicionalidades na sua implantação. Assim, o programa traz implícitos os desafios relacionados à natureza das políticas públicas e dos programas sociais, além de alguns desafios de mudança a respeito de concepções que estão impregnadas na cultura da sociedade brasileira e que, por vezes, se constituem em empecilhos para seu desenvolvimento e para o seu avanço de forma mais efetiva.
7 REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL
No Brasil, o Governo Federal instituiu, em outubro de 2003, o Programa-Bolsa Família (Lei 10.836/04 regulamentada pelo Decreto nº. 5.209/04), reunindo quatro programas de transferência de renda que existiam anteriormente: Bolsa Escola, Auxílio-Gás, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação. O Programa Bolsa-Família é o principal programa brasileiro de transferência direta de renda com condicionalidades. Sua estrutura está fundamentada em torno de três dimensões: promoção do alívio imediato da pobreza, reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de saúde e educação e articulação com programas complementares, voltados ao desenvolvimento das famílias, para que tenham condições de superar situações de vulnerabilidade e pobreza.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (BRASIL, 2010), embora a criação do Bolsa-Família tenha ocorrido há apenas alguns anos, os principais resultados do programa podem ser observados pelos resultados de pesquisas, que mostram que o Brasil está avançando na redução da fome, da pobreza e das desigualdades sociais. Em relação ao cumprimento de metas físicas, o programa está presente em todos os municípios brasileiros e no Distrito Federal.
Em grande parte da mídia e em setores políticos de matriz conservadora existe certo ceticismo quanto à implementação de programas de transferência de renda destinados a superação da fome e da pobreza. Para estes, quanto maior for a intervenção do Estado, maiores seriam os problemas sociais, já que a proteção estatal incentivaria a acomodação e a consequente falta de vontade para o trabalho. A superação dessa dependência seria portanto através da inserção desse contingente no mercado de trabalho.
...