Resíduos sólidos como problema social e exemplo
Por: Alinerofe • 29/8/2018 • Trabalho acadêmico • 288 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
O lixo é sem dúvidas um problema urbano de âmbito mundial, todos os países, principalmente os emergentes tem problemas ao lidar com os resíduos sólidos que os mesmos emitem. Muitas vezes não existe o descarte correto e tal fato causa problemas como: Promover o aumento de doenças e vetores, contaminar o ambiente, comprometer a qualidade de vida, entre outros problemas; já que os aterros sanitários não são ecologicamente corretos e muito menos eficazes para o real descarte desse material.
Um exemplo claro do problema urbano que é a má gestão de resíduos sólidos é a Cidade Estrutural, localizada em Brasília DF. A cidade satélite em questão no plano inicial, em 1960, era um aterro sanitário o qual estava destinado todos os resíduos sólidos da capital federal. Imigrantes de diversas partes do pais que buscavam se fixar na nova cidade construíam moradias precárias para o sustento vindo do lixo no próprio aterro. Os vetores, doenças e a emissão de gases são muito presente e abaixam tanto a qualidade de vida, que pela alta quantidade de resíduos, a cidade não tem recursos hídricos, postos de gasolina, entre outros básicos.
O governo de Brasília reconheceu o aterro como uma cidade satélite em 2011, apenas como uma solução não definitiva para o problema, já que todos os projetos de urbanização são de caráter ineficiente e a precariedade ainda faz presença no local. Cidade estrutural é retrato pintado pelo caos que revela não só a má gestão de resíduos sólidos, que ainda são parte do sustento de muitos dalí, mas a crescente violência urbana em seus dados alarmantes e uma população que sofre com a desigualdade social de ter quinze quilômetros de si uma das regiões mais ricas do estado, o Lago sul.
...