Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Por: Davi Mesquita • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Seguindo a lei LDBEN 9.394/96, aqui estão os principais aspectos abordados a respeito das diversidades e do multiculturalismo na educação “O ensino deve ser ministrado nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e consideração com a diversidade étnico -racial.”
Parâmetros Curriculares Nacionais:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem para mostrar o caminho à escola para que ela prepare um currículo, através do qual os alunos sejam capazes de estabelecer capacidades relativas aos aspectos interpretar a si mesmo, afetivo, físico, ético, de atuação e inserção social, que devem ser adquirido no fim da escolaridade obrigatória, para que os alunos possam também entender a cidadania como participação social no exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais odiando as injustiças.
Conhecendo as características do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, e valorizando a pluralidade sociocultural brasileira e de outros países, sem discriminação e nem preconceito.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Essas diretrizes tratam de uma política curricular, feita em dimensões históricas, sociais, antropológicas da realidade brasileira, e luta para combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. Nesta ideia, desenvolve a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes e posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial - descendentes de africanos, povos indígenas, descendente de europeus, de asiáticos; Para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.
Essas diretrizes também tornam obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem se educar enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
Infantil, Volume 1. :
O objetivo é apontar metas de qualidade que façam com quem as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades e sejam capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.
Visa também, contribuir para que possa se realizar nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
O Referencial Curricular Nacional foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de carácter educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seu jeito de aprender e a diversidade cultural brasileira, para que as crianças nessa fase da vida se sintam confortáveis e em um ambiente seguro.
Parte 2
Título: Comemoração do dia dos Pais/Mães da escola: Educação Infantil promove Festa do Dia dos Pais
Disponível em: http://www.bagozzi.edu.br/noticias/3023/educacao-infantil-promove-festa-do-dia-dos-pais/
Acesso em: 13/03/2015
No último sábado (10 de agosto de 2013), pais e alunos da Educação Infantil estiveram reunidos no Centro Esportivo Bagozzi para a Festa do Dia dos Pais. Na ocasião, a nova orientadora pedagógica, Luana Soares Ducci, foi apresentada às famílias.
O evento, que contou com abertura realizada pela supervisora pedagógica, Vânia Turra, iniciou com uma apresentação de kung fu e seguiu com atividades divididas em cinco oficinas: tinta, bexiga, legos, construção com palitos e circuito.
Para finalizar, pais e filhos participaram de uma aula de ginástica e receberam uma bênção do padre Giovanni Erittu.
Conforme a coordenadora pedagógica, Adriane Pinheiro da Silva, “foi um momento único e mágico. Ver os pais brincando com seus filhos é emocionante”, diz.
...