A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Por: Adrianaburin • 10/2/2022 • Trabalho acadêmico • 2.832 Palavras (12 Páginas) • 120 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ADRIANA BURIN
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
São Domingos-SC
2021
ADRIANA BURIN
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Didática, Pensamento Científico ,Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas ,Práticas Educativas em Espaços não Escolares e Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Tutor à Distância: Maria Clotilde Pires Bastos
São Domingos-SC
2021
SUMÁRIO
1: INTRODUÇÃO ........4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 5
2.2 APRESENTAÇÕES DE POSTURAS E PROPOSTAS DAS COMPETÊNCIAS GERAIS INDICADAS NA BNCC.....................................................................................6
2.3 ANEXO....................................................................................................12
3. CONCLUSÃO ...13
1: INTRODUÇÃO
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagem essencial que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
O presente portfolio tem como objetivo especifico esclarecer a Base Nacional Comum Curricular. Ao longo dos anos a Educação vem buscando resolver lacunas com os diversos problemas apresentando nesse processo de aquisição e desenvolvimento da aprendizagem, com isso a BNCC foi criada, em especial para o ensino médio, tendo como foco suprir as lacunas deixadas por um embasamento de repetências e abandono em sala de aula.
Sendo assim vou apresentar posturas e propostas das competências gerais da BNCC:
[...] estabelecer, em colaboração é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (BRASIL, 2017, p.8)
Na citação percebemos a ligação entre experiência com ideia e estratégia, também como destaque, as habilidades, as ações e aos princípios para determinar necessidades do dia a dia no âmbito da cidadania e do empreendedorismo.
Na obra dez competências para ensinar Perrenoud (2000), propõem que o professor tenha competência para trabalhar com alunos um relacionamento que vai além dos conteúdos, sendo o docente responsável por todo o processo de aprendizagem.
No desenvolver do portfólio vou salientar as dez competências, A primeira é organizar e dirigir situações de aprendizagem, a segunda é administrar a progressão das aprendizagens, a terceira, conceder e evoluir dispositivos de diferenciação, a quarta é motivar a aprendizagem individual e coletiva, quinta é motivar o trabalho em equipe através de projetos, a sexta competência é participar da administração da escola, sétima competência e envolver os pais , oitava competência é a utilização das novas tecnologias, a nona competência é enfrentar os dilemas éticos e sociais da profissão e na última competência é administrar a sua própria formação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
A constituição federal de 1988 reconhece a Educação como direito fundamental entre Estado, família e sociedade:
a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno, desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1988).
Para considerar as metas no campo da educação escolar, a constituição reconhece a indispensável necessidade de que se faça ‘‘fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais’’(BRASIL.1988).
Com base na LDB, no inciso IV de seu artigo, 9º afirma que cabe a união:
Estabecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum. (BRASIL, 1996, ênfase adicionais).
No entanto é de responsabilidade municipal a Educação Infantil, o ensino fundamental de ambas as partes (Município e Estado) sendo o ensino médio de responsabilidade Estadual e privado.
As tendências pedagógicas são de grande magnitude, pois dá ao pedagogo plenos poderes para estabelecer a maneira de ensino, visando garantir as práticas docentes.
Segundo Freire (2003.p.61)
O educador além de obter conteúdo programáticos para desenvolver de suas aulas, deve buscar didáticas que cansem e instiguem seus ouvintes, mas este cansaço deve ser ocasionado pela tentativa de acompanhar o raciocínio e não pelo desinteresse de conteúdo. O bom senso do professor diz para sermos coerentes, diminuindo a distância entre o discurso e a prática. Ele é quem pautará se a sua autoridade na sala de aula não é autoritarismo e também deixa clara a ele que há algo que precisa ser sabido frente a algum problema.
...