A Base Nacional Comum Curricular
Por: silvanagomes2023 • 30/3/2023 • Trabalho acadêmico • 3.812 Palavras (16 Páginas) • 60 Visualizações
universidade anhanguera uniderp educacional
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Passo Fundo
2022
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
1 INTRODUÇÃO
O trabalho de conclusão de curso está balizado nos conceitos elencados pelas metodologias ativas, mais especificamente através dos projetos pedagógicos com temáticas que buscam desenvolver diferentes habilidades socioculturais.
As metodologias ativas encontram-se balizadas nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao qual influencia a construção dos currículos educativos no Brasil. As mesmas compreende-se como uma nova maneira de pensar e executar o ensino tradicional, onde o aluno torna-se agente importante dentro do processo de ensino e aprendizagem, uma educação crítica e democrática (DINIZ, 2021).
Ademais, o projeto visa compreender a importância da afetividade para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e sociocultural dos indivíduos, em diferentes faixas etárias, bem como ao longo de sua vida. Por conseguinte, a proposta baseia-se na construção da autobiografia de cada criança, perpassando a árvore genealógica, primeiros anos de vida, eventos importantes, hobbies e perspectivas para o futuro (longo ou de curto prazo).
Por meio da construção do projeto serão trabalhados alguns conceitos/temáticas importantes, como: interatividade, afetividade, sociedade, autoestima, autoconhecimento, sociabilidade, confiança, família, amigos, futuro, entre outros.
Desta forma, para melhor compreensão primeiramente serão elencados os objetivos da ação pedagógica, em seguida a problemática do trabalho, onde serão exemplificados as atividades desenvolvidas até sua execução final em forma de seminário/roda de conversa. Em seguida, encontra-se o referencial teórico que fundamentou o planejamento, bem como execução da atividade apresentada. Por conseguinte, apresenta-se a metodologia escolhida para o trabalho, o cronograma das atividades, os recursos utilizados e, por fim, a avaliação da atividade desenvolvida.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral:
Através da construção de uma narrativa acerca de sua trajetória em vida, elencando pequenos eventos, momentos e indivíduos importantes, desenvolver a capacidade de uma construção narrativa. Elencar, neste ínterim, perspectivas e objetivos futuros, analisando a influência que o ambiente sociocultural, bem como econômico, podem exercer nas nossas escolhas e atitudes.
2.2 Objetivos específicos:
- Desenvolver a capacidade de construção textual narrativa, usando como base a construção de sua trajetória de vida e perspectivas futuras, perpassando por eventos e momentos importantes.
- Compreender a importância que cada indivíduo desenvolve no ambiente sociocultural em que está inserido, para a construção de uma sociedade, seja de forma micro ou macro.
- Exemplificar o conceito de afetividade como meio para desenvolver capacidades cognitivas e intelectuais, bem como afetivas.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
Todos somos indivíduos de importância e relevância social, inseridos em um contexto social, cultural, econômico e político, dentro de um espaço e tempo único. Desta forma, reconhecer-se como parte integrante, agente social de importância em seu meio é imprescindível para compreender seu papel e desenvolver autoestima. Trabalhando dessa forma que será desenvolvido a autobiografia de cada aluno/indivíduo, exemplificando sua participação e importância para o processo de ensino e aprendizagem.
Outrossim, serão um mês de atividades para desenvolver o projeto final e executar apresentando durante um seminário/roda de conversa. Sendo que em cada semana serão duas atividades desenvolvidas, bem como conceitos e temáticas elencadas. Será solicitado que cada aluno, ao finalizar cada atividade, mantenha a mesma guardada em uma pasta, para no momento da finalização da autobiografia poder apresenta-la de forma conjunta e integrada.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
O ser humano é um ser pensante em que ao longo dos anos vai se desenvolvendo cognitivamente, socialmente, fisicamente e intelectualmente. Nesse sentido, a aprendizagem é um processo significativo para a vida dos estudantes, auxiliando-os em sua formação integral.
Deste modo, de acordo com Moran (2020), existe alguns tipos de aprendizagens, sendo elas: a aprendizagem personalizada, o qual cada aluno aprende individualmente de acordo com seu ritmo, adaptando as necessidades de cada um. Ademais, tem-se a aprendizagem colaborativa, entre pares, onde o aluno aprende através da interação com o outro, ou seja, com a socialização e troca de saberes, que por sua vez, a aprendizagem em grupos permite ir além de onde cada um consegue chegar isoladamente. Por conseguinte, tem a aprendizagem por orientação com profissionais mais experientes, dessa forma, está aprendizagem visa o auxílio de um professor preparado e capacitado, considerado como um mediador do aprender.
Diante destas formas de aprendizagem tem-se os métodos de ensino, ou seja, formas em que o professor transmite o conhecimento a seu aluno didaticamente em sala de aula. Nesse sentido, existe as metodologias ativas, o qual tem o aluno como o centro de sua aprendizagem, diferente de um método tradicional, nas metodologias ativas o aluno é protagonista de sua aprendizagem a partir de discussões, interações, atividades de análise, síntese e avaliação no sentido de solucionar problemas, onde é necessário que haja o diálogo, respeito mútuo e a escuta entre professor e aluno, dessa forma, o ensino se torna atrativo e prazeroso para o estudante, vale lembrar também, que na maioria das vezes nas metodologias ativas tem-se o uso das tecnologias digitais (BRITO; VICCHIATTI, 2020).
Ademais, existe vários tipos de metodologias ativas seguidas do uso das tecnologias digitais, como a Webquest, caracterizada pela utilização de diferentes recursos, além da web, também pode ser através do desenvolvimento de uma tarefa de investigação estruturada, ademais, tem-se a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), o qual se desenvolve por meio de um intenso processo de investigação e elaboração de produtos de modo colaborativo e interdisciplinar. Por conseguinte, utiliza-se da metodologia ativa de Sequência Didática, o qual é composta por um conjunto de atividades planejadas entre si e organizadas de acordo com os objetivos propostos pelo professor, tornando o aprendizado mais significativo e eficiente. Outra metodologia ativa é a Aula Gamificada, o qual se caracteriza por uma alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, superando os paradigmas de uma educação tradicional, utilizando-se de recursos digitais, aproximando o cotidiano do estudante com o ambiente escolar, e por fim, tem-se a metodologia ativa do Ensino Híbrido, sendo um modelo de educação formal que se caracteriza por combinar tempos, espaços, atividades, metodologias e públicos diversos, misturando o ensino presencial juntamente com o ensino online (SILVA; PIRES, 2020).
...