A Base Nacional Comum Curricular
Por: OrlandoCarlos • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 955 Palavras (4 Páginas) • 96 Visualizações
Nesse primeiro contato com a disciplina Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história, concepção, política e referências pedagógicos, foi possível agregar muito conhecimento através dos estudos realizados nos ciclos 1 e 2 dessa disciplina, orientando meus estudos e aprendizado.
Durante a educação básica os alunos através de estudo, pesquisa e muita prática desenvolvem habilidades, e evoluem em seus aprendizados. E todo esse caminho trilhado é orientado através da BNCC, documento de caráter normativo, que define todo processo de aprendizado, atendendo o que se espera do Plano Nacional de Educação ( PNE), considerando a complexidade e progressão de aprendizado dos estudantes. Isso faz com que a BNCC, já tenha 30 anos de trajetória, transformando e fortalecendo a educação brasileira. Sobre os fundamentos pedagógicos, base que solidifica o ensinar e orienta as ações do docente, fazendo com que sua práxis pedagógica seja realizada com um olhar mais humano, fundados em teorias e escritas, ajudando a identificar com clareza o espaço onde se encontra, tornando possível a formação de cidadão mais crítico.
Ao decorrer dos estudos podemos definir competências como: a transformação de conhecimentos e práticas, gerando habilidades necessárias para resolução de problemas no cotidiano. Assim temos a educação integral que busca à comunicação, criatividade, participação, fazendo com que o processo educativo seja produtivo e responsável, e não só um acúmulo de informações. Dessa forma temos a BNCC, atuando e buscando uma educação voltada para formação e desenvolvimento global, orientando o estudante em sua trajetória de vida.
Quanto ao currículo, são passos bem definidos, progressivos de acordo com a sua complexidade, para alcançar um objetivo determinando, são eles que orientam os docentes em seus ensinamentos, de acordo com o espeço em que se encontra. O entendimento sobre currículo é muito importante para a implementação correta da BNCC, já que nele consta as intenções reais e planos de ações a serem desenvolvidos no ambiente escolar.
Nos estudos realizados sobre o regime de colaboração, é possível perceber que apesar de ser um conceito novo sobre políticas educacionais, o mesmo busca alinhar de forma igualitária e clara, as responsabilidades entre a União, Estados e Municípios. Tudo isso destinado ao melhoramento do aprendizado e formação de um novo cidadão.
A formação inicial e continuada dos professores, é baseada em três eixos para nortear a formação dos mesmos, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino ofertada aos alunos e na mesma direção valorizar os professores, resultados estes possíveis com a implementação correta da BNCC.
Para que aconteça de forma natural e progressiva o aprendizado na educação básica, a BNCC foi estruturada e organizada, contemplando as competências gerais que os alunos devem desenvolver ao longo da educação, infantil, fundamental e ensino médio, buscando uma formação integral e inclusiva. Estrutura que garanta aos estudantes ao longo de sua jornada pela Educação Básica, poder conviver, brincar, participar, aprender e desenvolver gestos, movimentos, etc.
Educação Infantil é um período fundamental para o desenvolvimento integral da criança, tornando a escola um espaço de aprendizado, convivência, socialização, brincadeiras, ou seja um conjunto de práticas que visa articular as experiências e os saberes da criança. São norteadores e base da educação infantil, a Constituição de 1988, DCN, LDB, ECA, Legislação Municipal.
Encontramos presente na BNCC os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que devem ser garantidos as crianças, são eles conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se, conhecer- se. Também podemos identificar a presença dos campos de experiência, sendo eles cinco: O eu, o outro e o nós; corpo gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Através dos estudos realizados nessa disciplina, mesmo que ainda iniciais podemos identificar a progressão do aprendizado e desenvolvimento das habilidades necessárias para resolução de problemas no cotidiano, sendo notável a necessidade de seguirmos a estrutura e organização da BNCC na Educação Básica, desde os primeiros instantes da criança na Educação Infantil, onde aprendem a se descobrir, até o ensino médio, onde suas habilidades já estão bem solidadas e o adolescente com uma visão pluralista de indivíduo e suas aplicações cotidianas.
...