A GESTÃO DE CONFLITOS
Por: NAGIBA • 2/9/2019 • Projeto de pesquisa • 292 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
1 TEMA
GESTÃO DE CONFLITOS
2 JUSTIFICATIVA
Atualmente, um dos temas mais discutidos no ambiente escolar é a indisciplina, a violência e os conflitos escolares. O tema dos conflitos tem sido nos últimos tempos uma problemática que cada vez mais afeta o sistema educativo e que produz algumas consequências no meio escolar, nomeadamente no processo de ensino/aprendizagem. A gestão de situações que geram conflitos, não é uma tarefa fácil.
Portanto, o presente projeto justifica-se pela necessidade de pacificar tais conflitos e violências envolvendo crianças e adolescentes da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves. Acredita-se ser indispensável os educandos percebam o que realmente querem de seu futuro. Além disso, poder reconhecer e entender sua dor emocional, reconhecer obstáculos que realmente têm impedido seu crescimento, e aprender habilidades para lidar com esses obstáculos que continuarão a desafiá-los no futuro.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Ajudar os estudantes a reconhecer e buscar alternativas saudáveis para suprir suas necessidades, engajando os jovens em uma jornada de autoconscientização das relações.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Construir relacionamentos saudáveis e benéficos;
- Orientar o educando a conscientizar-se de suas próprias emoções e emoções dos outros;
- Realizar encontros semanais no contra turno com os alunos do Ensino Fundamental e médio;
- Desenvolver a competência emocional e atenção plena através de debates, meditação, trocas de experiências, relatos orais e escritos;
- Estabelecer relações e parcerias saudáveis entre a família e o sistema;
- Incentivar o desenvolvimento de atitudes de interesses e respeito pelo outro;
- Estimular o desenvolvimento de atitudes cooperativas no tratamento dos conflitos, uma vez que as pessoas procuram em conjunto soluções satisfatórias para ambas as partes;
- Fomentar a capacidade de diálogo e a melhoria das capacidades comunicativas, sobretudo a escuta;
- Reduzir o número de conflitos, diminuindo também a intervenção dos adultos, levando os alunos a serem eles próprios os mediadores.
...