A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA O ESTABELECIMENTO DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS POVOS
Por: Gabriela Pradella • 21/12/2015 • Dissertação • 250 Palavras (1 Páginas) • 662 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA O ESTABELECIMENTO DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS POVOS
Antes do surgimento da escrita, a comunicação só acontecia por meio da fala e dos gestos, onde os gregos antigos encarregavam um mensageiro, que ia, de navio ou a cavalo, levar a notícia desejada. Em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia, criou-se a escrita, possibilitando que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitindo a organização do pensamento.
Os conhecimentos e pensamentos não eram compartilhados com os demais e acabavam se perdendo no tempo por não ter como registrar. Com isso, a escrita veio para garantir o registro das ações e pensamentos humanos, auxiliando na difusão de ideias e informações.
Os registros começaram a partir de placas de argila da escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os Ossumérios, habitantes daquela época, utilizavam a argila para escrever, e quando queriam que ficassem registrados, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno.
[pic 1]
No século XV, com a invenção da imprensa, foi possível a reprodução de livros e o acesso à leitura para um maior número de pessoas do que até então tinha sido possível.
As cartas e bilhetes faziam parte da comunicação escrita até a Revolução Industrial. Logo, com a criação do telefone e várias outras invenções, que surgiram já no século XX, facilitaram ainda mais a comunicação.
[pic 2]
Com a escrita hoje em dia, conseguimos encurtar as distâncias através das tecnologias, estabelecendo contatos em tempo real com pessoas que estão a quilômetros de nós.
...