A Música e o desenvolvimento cognitivo da criança
Por: gaybela • 18/9/2017 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
A música e o desenvolvimento cognitivo da criança
A influência da música no cotidiano de uma criança pode produzir um desenvolvimento maior e considerável em suas áreas cognitivas e corporais considerando que ao se trabalhar com a música um mundo de possibilidades se abre onde se é possível praticar desde a coordenação física da criança como trabalhar o seu intelectual de forma que este venha se desenvolver de um modo benéfico.
Inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes países e em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século XX, confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas delas demonstraram que o bebe ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros (NOGUEIRA, 2011, p.111).
Sabendo desse fato é fácil perceber porque nos países de primeiro mundo a música está presente nas escolas desde os primeiros anos iniciais até aos anos finais da trajetória escolar. A música possui essa forte influência de mexer com o íntimo, com os sentimentos sejam eles bons ou ruins, com o corpo e com a nossa mente que fica totalmente envolvida e desperta quando a música está sendo manifesta de alguma forma. Podemos perceber essa característica nos músicos que trabalham ao mesmo tempo a audição e a motricidade fina, além do corpo e até mesmo a fala.
PROBLEMAS DE PESQUISA
1. Como a música pode influenciar na aprendizagem do aluno?
2. Todo professor pode utilizar desse instrumento? De que maneira?
OBJETIVO GERAL
Apresentar a Educação Musical como instrumento lúdico e eficaz, capaz de influenciar no processo cognitivo da criança.
Trazer ao professor de Educação Básica, resultados que o motivem a utilizar a música como instrumento lúdico em sala de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar aos professores a importância da música na educação infantil.
Conceituar determinados meios de musicalização.
Identificar métodos de musicalização que sejam de possível acesso a professores da Educação Básica.
JUSTIFICATIVA
É importante que a música esteja mais presente em atividades escolares, não só na hora da merenda ou entrada da escola mas que estejam englobadas nas atividades que acontecem no decorrer das aulas.
É imprescindível que aluno de educação infantil tenha uma educação que proporcione a ele uma compreensão satisfatória dos conteúdos educacionais. Quando a criança está envolvida em coisas que se assemelham ao seu dia a dia o seu interesse cresce e a forma como ela absorve a informação é totalmente eficaz. As praticas musicais escolares se enquadram nesse quesito lúdico que o aluno precisa ter, e o professor por sua vez pode trabalhar com diversos temas desde a matemática até ao ensino de história utilizando a música como suporte didático. A música promove diversos benefícios que despertam na criança um melhoramento
...