A UNIÃO ENTRE ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE
Por: Luana SILVA GOMES • 26/10/2022 • Relatório de pesquisa • 935 Palavras (4 Páginas) • 109 Visualizações
A UNIÃO ENTRE ESCOLA FAMÍLIA E SOCIEDADE
Andréa Luisa Rodrigues
Luana da Silva Gomes
Sheron Caroline Machado Marmitt
Tatiana Hoffmeister Silveira
Professora Amanda Moreira Menes Orth
- INTRODUÇÃO
Esse estudo tem por objetivo analisar de que forma a escola, família e sociedade se relacionam e investigam quais são as estratégias utilizadas pela escola para ampliar a relação com a família/sociedade como forma de favorecer a educação.
2 . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao falar da relação existente entre escola, família e sociedade, precisa-se ter claro que todas têm o dever de assumir uma postura de parceria, pois é importante para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos ,esta parceria está prevista no artigo 205 da Constituição Federal de 1988 que estabelece : “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Esse estudo mostra que essa interligação é um dos principais fatores para o sucesso escolar, e é imprescindível para construir uma educação que tenha qualidade, baseada no tripé formado pela escola, família e sociedade.
Como estabelece o autor, “O grande nó das relações entre família e escola, no entanto, tem de ser desatado no terreno dos valores” (BARROS, 2005, p.32).
O ambiente escolar precisa incluir as famílias no seu dia a dia , a fim de trazê -las para contexto escolar, porque a escola e as famílias têm a missão de preparar e contribuir no desenvolvimento e sua formação dos estudantes enquanto cidadãos que contribuirão com a sociedade, já que não cabe somente a escola o ato de formá-los.
Como estabelece os autores Assis e Lima,
A família e a comunidade lançam visão e cobranças à escola. Mas a escola não é a exclusiva instância de formação de cidadania. Aperfeiçoar cidadãos supõe instituições onde se possa resgatar a subjetividade inter-relacionada com a grandeza social do ser humano, em que a produção e diálogo do conhecimento ocorram [1]através de práticas participativas (sociedade, escola, família) criadoras e inovadoras. ( ASSIS,G.J; LIMA, E.E., 2011, p. 13114)
Segundo Spodek e Saracho, (1998, p. 16) “O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...].”. Então, a ideia de separação de papéis é que a escola não busca conhecer o núcleo familiar ao qual seu aluno pertence, assim deixando de criar meios e estratégias de comunicação com as famílias. .
Portanto as instituições escola e família tem um desafio de se unirem a favor do ensino de qualidade de modo a preparar os educandos para a vida em sociedade; A família assim como a escola desempenha papéis decisivos na educação da criança. Entretanto, para que a educação dada no lar, pela família, aconteça de forma satisfatória, se faz necessário haver uma integração entre a escola, é a partir dessa parceria que a criança se torna um adulto capaz de contribuir positivamente para a construção de uma sociedade mais justa, portanto, mais equitativa. ( WEBER ; SILVA ,2006)
De acordo com os autores
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes. ( WEBER, G.A.; SILVA,I.F.S. 2006.p4 )
Então veja a ilustração no quadro 1- Família e Escola.
[pic 1]
Fonte: https://juliomachado.com.br/familia-e-escola-parceiros-na-educacao/,acesso em:04.04.22
...