AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Por: sheila2022 • 25/8/2022 • Resenha • 444 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE PEDAGOGIA
SHEILA SOARES DE ARAUJO
NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Parnaíba
2022
SHEILA SOARES DE ARAUJO
ESTUDO E ANALISE SOBRE AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E HIBRIDO
Atividade apresentada para a disciplina de Pesquisa e prática educativa na educação infantil, no curso de pedagogia, da Universidade Ceuma, para obtenção de nota na atividade I.
Orientador (a): Márcia Valéria
Parnaíba
2022
Novas demandas educacionais em tempos de pandemia
Nos anos de reclusão por causa da pandemia causada pela covide – 19, alunos, professores, gestores e todos os profissionais envolvidos no ambiente escolar não puderam disfrutar de momentos de convivencia e interações entre sí. O ensino online que não pode ser comparado ao já existente, ensino à distância, foi um recurso utilizado de forma emergencial, e sendo assim, não teve tempo necessário para garantir sua qualidade e aficácia pois faltou-lhe planejamento, capacitação de todos os envolvidos, preparação da infraestrutura tecnológica( hardware e software), automatização de atividades administrativas, preparação do sistema para coleta de dados, reformulação de currículos, além do à inclusão e à equidade.
Pais e alunos estavam desmotivadoscom a educação uma vez que, até a própria vida estava em risco. Crianças que já não possuiam ânimo nos estudos indo para a escola, encontraram “desculpas”para não acompanharem e até mesmo darem continuidade em seus estudos de forma remota. Pais que não têm nenhum tipo de conhecimento pedagógico se encontraram na função de professores de seus próprios filhos.
Pesquisa, prototipação e testagem de novos modelos e estratégias educacionais de forma participativa, colaborativa e contextualizada, apoiadas por políticas públicas, subsídios, capacitação profissional e garantia de acesso igualitário aos estudantes, são caminhos que se mostram fundamentais para o presente e para o futuro da educação e que emergem de forma mais incisiva graças à pandemia da covide -19. (http://jornal.usp.br/?p=345146)
O retorno às aulas presenciais em instituições públicas e privadas de educação básica de todo o país nesses primeiros meses de 2022 deixou evidente a especialistas e à comunidade escolar um quadro desafiador: recuperar o conteúdo não incorporado e curar sequelas psicossociais que atingem alunos e, não raras vezes, os professores. Afinal, a pandemia da covide -19 impôs a eles quase dois anos de afastamento total ou parcial do ambiente escolar.
Referencias
Links:
www12.senado.leg.br
http://jornal.usp.br
...