Introdução à Disciplinas Virtuais
Por: Adrielly Bárbara • 10/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 273 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
TEMA 2) DIVERSIDADE, MITOS E ESTEREÓTIPOS SOBRE A LIBRAS E AS PESSOAS SURDAS
Percebe-se como a evolução da inclusão da comunidade surda é feita na sociedade. Primeiramente, com as leis e decretos que colocam a libras como linguagem obrigatória no Ensino Superior e após isso pela sociedade em geral. A falta de conhecimento muitas vezes deixa ouvintes com medo de conversar com uma pessoa surda, falta de conhecimento de libras e até associar a surdez com baixa inteligência ou deficiência mental. Isso reflete uma grande ignorância que tem sido presente mesmo nos dias atuais.
Os principais mitos são de que surdos não podem aprender a língua portuguesa, e por isso não podem ir à escola e socializar com qualquer outra pessoa e se desenvolver como ser humano e como profissional. Ainda há a ideia de surdo-mudo quando apenas alguns surdos não tem a memória auditiva, o que impossibilitam de produzirem os fonemas que formam palavras.
NOTA PESSOAL: Minha mãe é professora a muitos anos e em sua formação não havia o ensino de libras ainda, recentemente, com um aluno surdo ela passou por uma experiência: A criança de 6 anos estava sem seu aparelho auditivo e por isso estava muito agitada sem conseguir participar da aula, conversava por meio de libras com sua professora que no entanto não sabia o que ele queria lhe dizer. O jeito foi tentar entender por meio de gestos o que ele queria lhe dizer e acalmar a criança. Com isso, percebe-se que não basta a pessoa surda saber libras, mas a ouvinte também para que possam dialogar e assim não haver a exclusão de um ou outro.
...