Jogos no ensino de matematica
Por: Florsoares • 15/10/2015 • Dissertação • 502 Palavras (3 Páginas) • 614 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CARLOS CHAGAS 5ºPERIODO DO CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHANDO COM JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
TRABALHO APRESENTADO A MATÉRIA DE METODOLOGIA DA MATEMÁTICA
ALUNOS: ANA LUCIA/ ANDRELENE/ JULIANA MARISE/ PATRICIA
JUIZ DE FORA
2012
INTRODUÇÃO
DIFERENTES AUTORES ESPECIALISTAS EM MATEMÁTICA DEFENDEM QUE OS JOGOS, SEJAM ELES DE REGRAS OU DE ESTRATÉGIAS, SÃO MUITO IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS DESENVOLVEM O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E A AUTONOMIA INTELECTUAL.NOS JOGOS DE REGRAS, O FATOR SORTE É IMPORTANTE, JÁ NOS JOGOS DE ESTRATÉGIAS AS CRIANÇAS TEM QUE PENSAR EM PROCEDIMENTOS PARA NÃO DEIXAR O ADVERSÁRIO GANHAR. MAS INDEPENDENTE DO TIPO DE JOGO, É IMPORTANTE QUE ESSE RECURSO TRABALHE O CONHECIMENTO NUMÉRICO E SIRVA DE INCENTIVO PARA QUE AS CRIANÇAS EXPRESSEM SUA IDÉIS, INTERPRETAM E ESCREVAM OS NÚMEROS. O MOMENTO EM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO JOGANDO É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA OBSERVAR SUAS HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIAIS E, ASSIM, FAZER AS INTERVENÇOES NECESSÁRIAS PARA A APRENDIZAGEM.
JUSTIFICATIVA:
De acordo com Schwartz (1966), a noção de jogo aplicado àeducação desenvolveu-se vagarosamente e penetrou, tardiamente,no âmbito escolar, sendo sistematizada com atraso, mas trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem se Tornasse divertida.
CONFORME O PCN DO PRIMEIRO CICLO PAG 63, PODEMOS AFIRMAR QUE: “AS COISAS QUE AS CRIANÇAS OBSERVAM(A MÃE FAZENDO COMPRAS , A NUMERAÇÃO DAS CASAS, O HORÁRIO DAS ATIVIDADES DA FAMÍLIA) OS CALCULOS QUE ELAS PRÓPRIAS FAZEM(SOMA DE PONTOS DE UM JOGO,CONTROLE DE QUANTIDADE DE FIGURINHAS QUE POSSUEM) SERÃO TRANSFORMADAS EM OBJETO DE REFLEXÃO, E SE INTEGRARÃO ÁS SUAS PRIMEIRAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS.
A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato de acriança realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar mero lazer.
OS TRÊS TIPOS DE JOGOS:
- jogos estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso. O fator sorte não interfere no resultado;
- jogos de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais, o que pode frustrar as idéias anteriormente colocadas;
- jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos.
CONCLUSÃO:
Os jogos permitem que os alunos trabalhem a Matemática
...