TENDÊNCIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Por: Thays Santana • 10/5/2016 • Artigo • 3.536 Palavras (15 Páginas) • 447 Visualizações
TENDÊNCIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA:[pic 1]
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
NOME: EDNA FOGAÇA SANTANA SILVA
AVALIAÇÃO
TENDÊNCIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS
TEÓRICOS METODOLÓGICOS
1 - Por que estudar Matemática é importante?
RESPOSTA:
CADA DIA SE FAZ MAIS NECESSÁRIO ESTUDAR MATEMÁTICA, NÃO SOMENTE PELO SEU CARATER DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCINIO LÓGICO, MAS TAMBÉM PELA SUA UTILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SUA COLABORAÇÃO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS CIVILIZAÇÕES E AINDA SEU PAPEL COMO UM AUXILIO NO CONHECIMENTO DA NATUREZA QUE NOS CERCA.
2. O que é um Paradigma e como ele é construído?
RESPOSTA:
OS PARADIGMAS PODEM SER ENTENDIDOS COMO UM FENÔMENO SIMILAR AOS MITOS, POREM ELE PODE SER ENENDICO COMO VISÕES ESTEREOTIPADAS DE COMPORTAMENTOS PESSOAIS OU COLETIVOS.
3. Quais são os elementos-chave em que se destacam as práticas de ensino da Matemática?
RESPOSTA:
OS ELEMENTOS CHAVES QUE SE DESTACAM PARA ÀS PRATICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA SÃO:
- OS ESQUEMAS MENTAIS, OS SISTEMAS DE CRENÇAS DO PROFESSOR REFERENTE AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
- O CONTEXTO SOCIAL DA SITUAÇÃO DE ENSINO OU NO QUAL O ALUNO CHEGA AO CONHECIMENTO.
- O NÍVEL DE PROCESSO DE PENSAMENTO DE REFLEXÃO DO PROFESSOR.
4. Sobre as concepções ou sistemas de crenças do professor sobre a natureza da Matemática, relacione as colunas e a seguir assinale a alternativa correta.
( 1 ) Visão Utilitarista
( 2 ) Visão Platônica
( 3 ) Perspectiva de resolução
de problemas.
( 3 ) Visão dinâmica da matemática
como um campo de criação humana
em contínua expansão.
( 1 ) Visão da matemática como uma
caixa de ferramentas.
( 2 ) Visão da matemática como corpo
estático e unificado do conhecimento.
a. ( ) 1, 2, 3.
b. ( ) 2, 3, 1.
c. ( X ) 3, 1, 2.
d. ( ) 3, 2, 1.
5. Qual a diferença entre as visões instrumentalista, platônicas e a perspectiva de resolução de problemas? Explique.
RESPOSTA:
NA VISÃO INSTRUMENTALISTA A MATEMÁTICA É TIDA COMO UMA CAIXA DE FERRAMENTA, ONDE É VISTA COM ACUMULATIVA NA MEDIDA EM QUE EXISTEM OBJETIVOS EXTERNOS QUE ELA PODE AJUDAR A CONSEGUIR, ISTO É, A MATEMÁTICA COMO UM CONJUNTO DE FATOS NÃO RELACIONADOS.
NA VISÃO PLATÔNICA A MATEMÁTICA É TIDA COMO UM CORPO ESTÁTICO E UNIFICADO DO CONHECIMENTO, ISTO É, NA MATEMÁTICA TUDO SE DESCOBRE NADA SE CRIA.
NA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A MATEMÁTICA É TIDA COMO UM CAMPO DE CRIAÇÃO HUMANA EM CONTINUA EXPANSÃO, ISTO É, A MATEMÁTICA É ALGO ABERTO E SEUS RESULTADOS APARECEM ABERTOS À REVISÃO (RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS).
6. O que é chamado de Ensino Tradicional? Qual o ensino adequado, o Ensino
Tradicional ou o Ensino Construtivista?
RESPOSTA:
ENSINO TRADICIONAL É AQUELE QUE O PROFESSOR EXPÕE AO ESTUDANTE OS CONCEITOS, RESULTADOS E TECNICAS DE UMA DETERMINADA MATÉRIA, ONDE SÃO APRESENTADOS EM UMA SEQUÊNCIA LOGICO-DEDUTIVA, SOB UMA FORMA ACABADA, USANDO DEFINIÇÕES, TEOREMAS E MÉTODOS EM SUA EXPRESSÃO MAIS REFINADA OBTIDA ATÉ AQUELE MOMENTO. O ENSINO TRADICIONAL NÃO É O MAIS ADEQUADO PELO FATO DE NÃO CORRESPONDER ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS, POR ISSO PROCURA-SE UM NOVO PARADIGMA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM REDE.
7. A matematização tem um papel importante no processo educacional. Formular, criticar e desenvolver maneiras de entender são atitudes constantes para alunos e professores. Nesse contexto, como se insere a interdisciplinaridade?
RESPOSTA:
O ENSINO DA MATEMÁTICA VEM SENDO APRIMORADO DE ACORDO COM AS NOVAS TENDÊNCIAS DE ENSINO. ATUALMENTE O PAPEL DO PROFESSOR ESTÁ ALÉM DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, ELE PRECISA APLICAR TODO O SEU CONHECIMENTO ESPECÍFICO NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA. OS NOVOS MODELOS DE ENSINO BUSCAM RELACIONAR OS CONTEÚDOS DE FORMA A AMPLIAR O HORIZONTE DOS EDUCANDOS, MOSTRANDO APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA EM VARIADAS DISCIPLINAS E SETORES, GEOGRAFIA, BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE ENTRE OUTRAS.
8. A UNESCO apontou quatro premissas, que devem ser incorporadas como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, aprender a ser. Baseado nessas informações e com sua vivência, por que uma porcentagem tão pequena de alunos aprende Matemática? Por que a maior parte dos alunos afirma não entender Matemática? Explique.
RESPOSTA;
UM ASPECTO A SER ANALISADO É O DE QUE SE CONSIDERA A MATEMÁTICA COMO UMA ÁREA DO CONHECIMENTO PRONTA, ACABADA, PERFEITA, PERTENCENTE AO MUNDO DAS IDEIAS E CUJA ESTRUTURA E SISTEMATIZAÇÃO SERVE DE MODELO PARA OUTRAS CIÊNCIAS. A CONSEQUÊNCIA DESSA VISÃO EM SALA DE AULA É A IMPOSIÇÃO AUTORITÁRIA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR UM PROFESSOR QUE, SUPÕE-SE, DOMINA E O TRANSMITE A UM ALUNO PASSIVO, QUE DEVE SE MOLDAR À AUTORIDADE DA “PERFEIÇÃO CIENTÍFICA”. OUTRA CONSEQUÊNCIA E, TALVEZ, DE RESULTADOS MAIS NEFASTOS, É A DE QUE O SUCESSO EM MATEMÁTICA REPRESENTA UM CRITÉRIO AVALIADOR DA INTELIGÊNCIA DOS ALUNOS, NA MEDIDA EM QUE UMA CIÊNCIA TÃO NOBRE E PERFEITA SÓ PODE SER ACESSÍVEL A MENTES PRIVILEGIADAS, OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS SÃO ABSTRATOS E NEM TODOS TÊM CONDIÇÕES DE POSSUÍ-LOS.
...