BRASIL: NATURAL, CULTURAL E SOCIAL DE INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES
Por: Marcos Gardini • 30/6/2019 • Trabalho acadêmico • 5.167 Palavras (21 Páginas) • 451 Visualizações
BRASIL: NATURAL, CULTURAL E SOCIAL DE INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES
Caroline Toson,
Marcio Machado,
Marcos Gardini.
Tutor: Niélsen Specht
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Marketing, Empreendedorismo e Recursos Humanos (EMD0789) – Seminário interdisciplinar I
01/12/2017
RESUMO
Apoiando-se em estudos historiográficos que a partir dos anos 1980 empreenderam uma ampla revisão da história social no Brasil, o trabalho a ser apresentado visa demonstrar os elementos das culturas afro-brasileiros e indígenas bem como analisar o referencial teórico que fundamenta as ações afirmativas e influências comportamentais de ambos.
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira. Legado cultural indígena. Ações afirmativas.
1 INTRODUÇÃO
Existem muitos estudos sobre as culturas afro-brasileiros e indígenas bem como analises do referencial teórico que fundamenta as ações afirmativas e comportamentais de ambos. Sabemos que o Brasil foi formado por uma mistura de vários grupos culturais, desde a época da colonização houve o envolvimento de vários grupos étnicos. Atualmente a maior população de origem africana fora do continente fica no Brasil, por conta disso a cultura afrodescendente é muito forte em todo o país. Os povos indígenas também deixaram o seu legado em nossa cultura, iniciando-se na própria conquista portuguesa, o europeu incorporou diversas técnicas adotadas por eles, que ainda hoje preservamos em nossa cultura. Essa é a base da cultura brasileira, uma forte mistura das culturas, indígenas, europeias e africanas.
Historicamente os negros e os indígenas foram privados de seus direitos resultando em uma condição de desigualdade (social, econômica, política ou cultural) acumulada que tende a se perpetuar, com isso surgiram as Ações afirmativas que são medidas que tem por objetivo reverter essa histórica situação de desigualdade e discriminação a que estão submetidos os indivíduos destes grupos sociais.
2 AFRO-BRASILEIROS
Para iniciarmos o aprofundamento no tema proposto, é importante entendermos que a cultura é algo complexo de significação. De acordo com Macedo (2008, p. 91), “cultura não é só arte, cultura são valores, posturas, hábitos, lugares, conhecimentos, técnicas, identidades comuns e diversas, conceitos, saberes e fazeres múltiplos”. Nesta perspectiva, pode afirmar-se que muitos aspectos da sociedade brasileira estão imersos em símbolos e manifestações culturais dos diferentes grupos étnico-raciais e culturais que compõem o país, em particular, dos diferentes povos africanos, os quais foram sequestrados dos seus lugares de origem, no continente africano, escravizados e transportados à força para diferentes partes do mundo, a grande maioria para o continente americano, e um número expressivo, trazido para o Brasil.
...