Politicas do Idoso
Por: AR09AN011 • 10/11/2015 • Bibliografia • 971 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1-Introdução.......................................................................................................04
2-Delimitação do Problema................................................................................05
3-Objeto Geral...................................................................................................05
4-Objetivos Especificos......................................................................................05
5-Justificativa.....................................................................................................05
6-Metodologia...............................................................................................05-06
7-Revisão bibliográfica.......................................................................................06
8-Cronograma....................................................................................................06
9-Orçamento......................................................................................................06
10-Resultados Esperados..................................................................................07
11-Referências..................................................................................................07
1 INTRODUÇÃO
Desde os anos 70 com o crescimento populacional do idoso no Brasil, tem se buscado uma atenção maior a esta demanda com a criação de Políticas Públicas para a pessoa da terceira idade. Foi nesse período que se constituiu o (SINPAS) Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social que ajuda na ampliação de programas voltados para o idoso e que tem o objetivo de promover a sua participação no meio Social.
Em 1994 foi homologada a (PNI) Políticas Nacional do Idoso e com a Lei 8.842/94 foram criados programas, projetos, serviços e ações em benefício da pessoa idosa. Com esse cenário novas formas de intervenção na saúde para o idoso foram sendo desenvolvidas e com elas se destacam os grupos de promoção da saúde, o fortalecimento da sua autonomia e a independência na realização das atividades para uma melhor qualidade de vida.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o crescimento da expectativa de vida do idoso que busca observar todas as formulações no campo do desenvolvimento e do envelhecimento; É nas instituições que o idoso assiste o seu isolamento vivendo longe do convívio familiar e muitos se sentem inativos, tanto fisicamente como mentalmente e como consequência, uma drástica redução na sua qualidade de vida.
A longevidade é um importante fato nos tempos atuais, pois cada idoso trás consigo as necessidades de adaptações frentes as perdas sofridas ao longo de suas vidas.
2 Delimitação do problema
Dentre os fatores decorrentes do processo de envelhecimento, os idosos encontram-se muitas vezes em situação de vulnerabilidade, principalmente os que estão institucionalizados.
3 OBJETIVO GERAL
- Conhecer a qualidade dos serviços prestados pelas Instituições asilares, quanto ao abandono familiar dentro das mesmas.
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar as características das Instituições segundo a interpretação cultural revelada pelo idoso.
- Identificar os motivos que levaram os idosos a residirem nas Instituições de longa permanência.
5 JUSTIFICATIVA
O processo de envelhecimento e a sua consequência natural, a velhice é uma das preocupações da humanidade desde os primórdios da civilização. Esse esquecimento os condena a uma realidade quase sempre idêntica, não raras vezes definida por eles mesmos em um cotidiano onde se come e dorme. Assim os idosos vitimados por esse modelo asilar são submetidos ao sedentarismo, pois a eles não é oferecido atividades que possam proporcionar uma qualidade de vida mais prazerosa. Estima-se que no Brasil haverá cerca de 34 milhões de idosos em 2025 o que levará o Brasil à 6ª posição entre os países mais envelhecidos do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde em 2025 existirão 1,2 bilhões de pessoa com mais de 60 anos sendo que muitos idosos com 80 ou mais anos constituirão a esse grupo etário de maior crescimento.
6 METODOLOGIA
A OMS define, no geral população idosa é aquelas a partir de 60 anos de idade. Apesar de reconhecer que a idade não é o único parâmetro que define esse processo de envelhecimento, a fim de facilitar a analise e a construção de seus indicadores. As Instituições para idosos podem ser instituições Governamentais ou não-Governamentais, de caráter residencial destinada ao domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar em completas condições de liberdade, dignidade e cidadania. As esferas Governamentais precisam cumprir com suas funções de responsabilidade social, sendo a decisão do Poder Público de proporcionar ações comunitárias nas regiões presentes e minorar possíveis danos provenientes de discriminação a pessoa da 3ª idade.
...