Resumo de Teoria Geral da Administração
Por: Isoa10b20 • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 903 Palavras (4 Páginas) • 575 Visualizações
Resumo de Tópicos de Teoria Geral da Adm. TGA 14/04/2013.
Homo economicus- Homem econômico segundo o qual toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômica e matérias. Foca da matéria:
Olhar para 1° Momento- data/ Fundador (representante).
2° Momento- característica da teoria.
3°Momento- conclusões/ críticas.
1° MOMENTO- Administração científica +/- 1900 sec. XX. Fundador Taylor.
Taylor foi um engenheiro e economista americano, Frederick W. Taylor (1856-1915).
2°CARACTERÍSTICA: ÊNFASE NAS TAREFAS; foco na produção e/ou tarefa, olhava para o “chão de fabrica”, DIMINUIR DESPERDÍCIO E PERDAS, homem máquina, FOCO NA INDUSTRIA, AUMENTO DA PRODUTIVIDADE (qnto maior a produção maior o lucro).
A Administração científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente). Taylor estudo de linha de produção nas indústrias.
Para Taylor as indústrias da época padeciam de 3 males:
- Vadiagem sistêmica dos operários;
- Desconhecimento da gerência da rotina de trabalho e tempo para realização;
- Falta de uniformidade das técnicas.
A eficiência (meio) significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia (fim) consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado.
Taylor enfatizou como princípios básicos da (gerência) Adm. científica :
Planejamento- aplicar métodos científicos no desenvolvimento do trabalho, em vez de improvisação; Preparo- selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões, visando o aumento da produção; Controle- verificar se o que foi planejado esta sendo executado;
Execução- assegurar a distribuição das atribuições e responsabilidades.
2A- ORT- ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO: surge no 1° momento.
Método Rudimentar X Método Cientifico. My words- ORT- tentativa de substituir o método rudimentar de trabalho pelo racional. Taylor observou que os operários aprendiam as tarefas observando os companheiros; e com uma analise cientifica fez com que aumentasse a produção substituindo velhos métodos da linha de montagem, surge a ORT.
Apreciação CRÍTICA da Administração científica de Taylor:
- Restrição às tarefas e aos fatores a ela relacionados;
- Falta de foco nas pessoas;
- Teoria da Máquina;
- Sistema fechado;
- Ausência de comprovação científica- falta de comprovação para seus princípios;
- Abordagem incompleta da organização;
- Visão Micro do homem.
ESCOLA CLÁSSICA +- 1916 OBS: Pós 2° Guerra Mundial.
Engenheiro, Francês Fayol é o pai da teoria Clássica que surgiu em 1916 na Europa- França.
Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa executada pelo operário, A TEORIA CLÁSSICA se caracteriza pela ÊNFASE NA ESTRUTURA que a organização deveria possuir para ser eficiente.
“O objetivo das duas era o mesmo: a busca da eficiência, porém para cientifica essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e pelo somatório da eficiência individual, já a clássica ao contrário, partia da organização como um todo e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas”.
Fayol – partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa; abordagem deixa de ser micro e passa a ver a organização como um todo.
Homo economicus- Homem econômico segundo o qual toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômica e matérias.
Fayol e as Seis Funções Básicas da Empresa:
Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor.
...