A PRECARIEDADE DO SISTEMA PRISIONAL EM DESFAVOR DOS DIREITOS HUMANOS EM FACE DA SAÚDE DA MULHER ENCARCERADA NO MUNICÍPIO DE MANAUS
Por: Leonardo Fadul • 14/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.825 Palavras (8 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE DIREITO
A PRECARIEDADE DO SISTEMA PRISIONAL EM DESFAVOR DOS DIREITOS HUMANOS EM FACE DA SAÚDE DA MULHER ENCARCERADA NO MUNICÍPIO DE MANAUS
MANAUS/AM
2019
ADRIANA DE SOUZA OLIVEIRA VASCONCELOS
LEONARDO DOS SANTOS FADUL
MARIA ROSILEA COSTA DOS SANTOS
A PRECARIEDADE DO SISTEMA PRISIONAL EM DESFAVOR DOS DIREITOS HUMANOS EM FACE DA SAÚDE DA MULHER ENCARCERADA NO MUNICÍPIO DE MANAUS
Projeto de Artigo Científico apresentado como
exigência do Trabalho Interdisciplinar para
obtenção do grau de Bacharel no Curso de
Direito da FaculdadeLa Salle Manaus, sob a
orientação da ProfessorMe. Jorge Fernando
Sampaio Monteverde.
MANAUS/AM
2019
3
1 PROJETO DE PESQUISA
1.1 A PRECARIEDADE DO SISTEMA PRISIONAL EM DESFAVOR DOS DIREITOS HUMANOS EM FACE A SAÚDE DA MULHER ENCARCERADA NO MUNICÍPIO DE MANAUS
1.2 AUTORES
Adriana de Souza Oliveira Vasconcelos
Leonardo dos Santos Fadul
Maria Rosilea Costa dos Santos
1.3 PROFESSOR ORIENTADOR
Professor Me. Jorge Fernando Sampaio Monteverde
1.4 CURSO
Direito
1.5 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Direito Constitucional Direitos Humanos.
1.6 LINHA DE PESQUISA
As políticas existentes para a saúde da mulher, na unidade prisional Centro de Detenção Provisória Feminina – CDPF.
1.7 DURAÇÃO DA PESQUISA
1.7.1 Início: agosto/2019
1.7.2 Término: junho/2020
1.8 INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA
Faculdade LaSalle Manaus
2 OBJETO
2.1 TEMA
A precariedade do sistema prisional em desfavor dos Direitos humanos em face a saúde pública no município de manaus.
4
2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
As Políticas públicas inerente à saúde da mulher na unidade prisional feminina, Centro de Detenção Provisória Feminina – CDPF.
2.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Por quê o Estado, ainda oferece um serviço de saúde, à mulher encarcerada, com indiferença ou de forma similar ao serviço oferecido no sistema prisional masculino?
2.4 HIPÓTESE
Ineficácia das políticas públicas em saúde.
3 JUSTIFICATIVA
A razão do tema escolhido é a relevância de analisar a saúde da mulher no Sistema Prisional, com o intuito de observar se seus direitos fundamentais estão sendo respeitados e garantidos.
As políticas públicas inerentes a saúde da mulher encarcerada, demonstram fragilidades em todo o sistema prisional brasileiro, logo é notável que quase não exista uma assistência adequada aspresas. E infelizmente, em sua maioria, as apenadasnão têm possibilidade de, por seus próprios meios, buscar qualquer outro tipo de atendimento ou medicação, limitando-se ao oferecido pelo sistema, o que as tornam reféns dos maus tratos, da negligência e daviolência incorporada na falta de cuidado com quem está sob custódia, em muitos estabelecimentos prisionais não possuem uma equipe médica paraatender as detentas, por vezes os seus familiares conseguem marcar atendimento fora dopresídio em postos de saúde públicos ou consultórios particulares.
Diante das mais diversas mazelas que podemos encontrar no sistema prisional, as doenças adquiridas, não tratadas ou simplesmente, ignoradas, é outra realidade triste e cruel no nosso sistema prisional brasileiro, motivando o objeto desta pesquisa que se voltará para a precariedade do sistema prisional em desfavor dos direitos humanos em face da saúde da mulher encarcerada no município de Manaus.
5
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Para esse projeto foi definido como objetivo geral: Analisar o serviço de saúde oferecido nas unidades prisionais femininas no município de Manaus.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
∙ Identificar as unidades prisionais femininas no município de Manaus. ∙ Identificar o serviço de saúde oferecido às pessoas que estão na tutela do governo na unidade prisional feminina, Centro de Detenção Provisório Feminino – CDPF.
∙ Analisar os fatores que propiciam a proliferação de doenças infectocontagiosas nas penitenciarias femininas.
5 METODOLOGIA
Método de Abordagem: indutivo
Método de Procedimento: o método escolhido para a pesquisa é o método bibliográfico e qualitativo, cujo utilizará as técnicas de Pesquisa de campo, Análisebibliográfica, entrevistas, questionários.
6 EMBASAMENTO TEÓRICO
No Brasil, o SistemaPrisional em todo seu contexto histórico, carrega uma árdua e desumana forma de tratar o preso, se contradizendo com a sua própria Legislação, logo é obrigação do Estado, oferecer condições mínimas para a população carcerária , no entanto, a realidade está cada vez mais longe de ser alcançado e certamente nunca será, se o sistema prisional não for reformado.
Não obstante toda previsão legal, atualmente o que se constata é um sistema prisional falido, no qual se resume a maus tratos e descaso total do Estado, desrespeitando em sua totalidade a dignidade da pessoa humana.
Dignidade humana consiste na qualidade intrínseca e distintiva de cada serhumano, que o protege contra todo tratamento degradante e discriminação odiosa, bem como assegura condições materiais mínimas de sobrevivência.
6
Consiste em atributoque todo indivíduo possui, inerente à sua condição humana, não importando qualqueoutra condição referente à nacionalidade, opção política, orientação sexual, credo etc, defende( Ramos 2017, p. 83).
A realidade do Sistema penal brasileiro traz o retrato de um Estado omisso e desumano com aqueles que já tiveram seus direitos retidos , pois a população carcerária brasileira está expostosàs maisdiversas situações de precarização comodoenças, aglomerações e violência.
...