Direito Ciências Politicas
Por: diassss • 10/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.811 Palavras (8 Páginas) • 95 Visualizações
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UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE DIREITO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
ORLANDO SOUZA DIAS NETO
RESUMO CRÍTICO DA OBRA “O QUE É POLÍTICA” - Wolfgand Leo Maar
Salvador
2019
ORLANDO SOUZA DIAS NETO
RESUMO CRÍTICO DA OBRA “O QUE É POLÍTICA” - Wolfgand Leo Maar
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Salvador
2019
O termo "política" tem sido amplamente utilizado há séculos. Para estabelecer um conceito político básico, um método conveniente é encontrar a origem do termo "política". Esta verificação mostra que a palavra se originou na Grécia e foi usada por alguns filósofos e escritores na Grécia antiga. É particularmente importante para entender seu significado original. Os gregos chamavam “polis” de cidade, onde as pessoas vivem juntas. Aristóteles disse que o homem é um animal político, porque ninguém mora sozinho, todos nos precisamos da companhia de outras pessoas. A natureza humana não consegue viver sozinha. Portanto, "política" se refere à vida em uma metrópole, ou seja, uma vida comum, as regras organizacionais dessa vida, os objetivos da comunidade e todas essas decisões.
No livro "O que é política", Wolfgang Leo Maar descreve alguns tópicos no campo político de uma maneira muito convincente e promove o entendimento em linguagem clara.
Wolfgang Leo Maar nos apresenta partidos políticos como agentes da sociedade e da política modernas. Para o autor, existem dois preconceitos nas disputas partidárias: por um lado, a relação com a sociedade e seus interesses e como uma disputa para controlar a máquina do estado. O autor busca o papel dos intelectuais orgânicos nas atividades políticas de Gramsci, de acordo com isso, o papel dos intelectuais é formular sugestões culturais e políticas para as mudanças do tema e as subsequentes mudanças no mundo. Maar acreditava que a política é o resultado de processos históricos. Portanto, apresenta-se como uma atividade aberta ao movimento e à constante transformação.
Em Marx, o autor diz que a política é uma disputa de classes sociais, na qual o estado representa a classe dominante, de modo que o estado se torna o representante da classe. Portanto, as atividades políticas não são mais o espaço exclusivo do país e se tornaram o palco da luta de classes. A "política" de Marx é o resultado da luta de classes e, dessa forma, a classe dominante, o proletariado, deve buscar políticas para superar a sociedade de classes e o capitalismo ao buscar o socialismo.
O autor também questiona o papel da política na vida das pessoas na sociedade brasileira de hoje. Nosso autor usa alguns momentos da história brasileira para mostrar como a política está sujeita a constantes imprevisibilidades, mudança e transformação. Dessa forma, espera mostrarmos que as atividades políticas devem ser entendidas como ações reais que mudam a realidade histórica e, portanto, têm uma série de orientações políticas possíveis. Isso também nos mostra que as atividades políticas institucionais em várias partes do país foram desenvolvidas pela humanidade ao longo da história e são uma maneira prática de organizar a sociedade e trabalhar coletivamente para buscar interesses comuns. Também enfatizou que o estado pode ser o corpo de persuasão e consenso, ou seja, pode agir por coerção ou hegemonia.
Maar nos ajuda a entender melhor a diferença entre sociedade política e sociedade civil. A sociedade política é sobre administração pública, justiça e forças armadas; a sociedade civil é sobre partidos políticos, empresas, sindicatos, movimentos sociais e escolas. Portanto, a sociedade civil terá suas próprias instituições para fazer exigências ao Estado, enquanto os partidos políticos serão as principais instituições, bem como sindicatos e outros movimentos sociais. Portanto, as atividades políticas empreendidas pelo Estado buscam o consenso da sociedade civil.
O autor também promoveu discussões sobre a relação entre política, cultura e ideologia. Quando a cultura é expressa na política, supõe-se que as expressões culturais forneçam um meio para alcançar mandamentos políticos, portanto, a cultura não deve ser degradada porque tem funções políticas e pode ser usada para fins políticos. Por exemplo, a classe dominante tentou impor sua cultura como se seus valores fossem universais. Portanto, um apoio ideológico surgiu na cultura para legitimar o poder da classe dominante. Maar procurou elaborar em Georg Lukács que a cultura parece ser uma estratégia política para tomar o poder. Para a "ideologia conservadora" dos que estão no poder e a "libertação da ideologia" daqueles que desejam mudar o poder através da revolução, essa cultura pode aparecer como uma função ideológica. Gramsci chamou a disputa sobre o país de "guerra posicional", os intelectuais desempenham seu papel como produtores culturais. Portanto, a política também é cultura, quando molda emoções e comportamentos que afetam a transformação da realidade.
Nas palavras do autor, o homem é um ser social, dependendo do ambiente em que vive, “a política se torna um demônio necessário, uma atividade social transformadora, e nosso objetivo é alcançar um certo propósito ". Dessa forma, cabe às atividades políticas mudar a vontade dos seres contidos de maneira a reproduzir as relações sociais. Portanto, segundo o autor, vale ressaltar que os desejos pessoais são ignorados para o bem comum. Através do estudo do marxismo, o autor volta ao sentido do ambiente em que vive. Como o capital é o fator que determina a moralidade, o indivíduo perde significado e muda do mestre do capital para um servo.
As atividades políticas podem não apenas ser usadas como um meio de mudar o mundo objetivo. mas também "realizar atividades de mudança de consciência e sua relação com o mundo". Ou seja, seu personagem deve se concentrar em tendências que mudam com o tempo. Para isso, Wolfgang mencionou que o movimento social brasileiro não busca, por exemplo, mudanças nas políticas trabalhistas que envolvam toda a sociedade, mas "na prática cotidiana, as atividades políticas adotam humanidades mais profundas nas relações interpessoais. Perspectiva, sobre diversidade pessoal e crítica de formas comportamentais predeterminadas ". O momento decisivo para um movimento social ganhar significado político é a capacidade de guiar coletivamente interesses sociais específicos como um objetivo político amplo. As atividades políticas da sociedade civil produziram líderes e líderes porque levam ao consenso, à persuasão e à persuasão pública tendo os elementos básicos das instituições privadas, que são a organização e a mobilização.
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