Os Efeitos do Programa Bolsa Família
Por: alinefgiron • 27/5/2018 • Exam • 425 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Questão 1)
Os efeitos do Programa Bolsa Família são positivos, principalmente para as mulheres que agora possuem condições de aumentarem sua autoestima e dignidade, uma vez que, com a “ajuda” do Bolsa Família, conseguem ter acesso a itens básicos para a sobrevivência de suas famílias.
Nem de longe o valor do subsídio é suficiente para que as famílias tenham condições dignas de vida, porém, apesar disso, é uma maneira de elas continuarem vivendo. Por esse motivo, apesar das críticas vindas de boa parte da população a respeito do programa, ele se mostra essencial para aqueles que realmente vivem em condições de extrema pobreza, pois são uma maneira de elas continuarem tendo esperança.
Questão 2)
As ações de combate à “Cracolândia” não são a melhor maneira de resolver o problema, uma vez que as ações são geralmente de caráter violento, agressivo e não humanizado.
A forma como é tratado o problema deixa claro que não existe uma preocupação com as pessoas e com a melhora delas, mas sim, existe uma preocupação em desocupar uma área para que essa seja utilizada para outros fins, talvez comerciais.
A mídia, que em casos como esse poderia ajudar a conscientizar o povo sobre a necessidade de políticas voltadas à saúde, tanto mental quanto física, dessas pessoas, acaba por transformar essas ações de desocupação em um grande espetáculo, onde os moradores daquela região acabam sendo transformados em criminosos e traficantes de droga.
É óbvio que nenhuma dessas ações está colaborando para resolver o problema, afinal, o que essas pessoas precisam é serem acolhidas e não maltratadas, pois já estão em uma situação de grande vulnerabilidade.
Questão 3)
Infelizmente, hoje o que temos é uma visão extremamente preconceituosa sobre os usuários de drogas. A sociedade os enxerga como criminosos e os julgam sem ao menos procurar entender os motivos que os levaram a essa situação. Muitas vezes, o que está por trás daquele vício é uma vida cheia de luta, sofrimento, abuso e tristeza. Somente uma pessoa que já viveu em uma situação como essa pode saber como é. Eles não precisam de mais julgamento e violência. O que eles precisam é de ajuda, mas uma ajuda que venha por meio de políticas públicas mais adequadas. Essas pessoas precisam ser ouvidas, precisam de oportunidades para, talvez, se recolocarem na sociedade, não somente como trabalhadores, mas como cidadãos. Elas precisam de suporte e apoio, precisam de tratamento contra o vício.
Se o Governo enxergasse esses homens e mulheres como pessoas e não como um problema, talvez investissem em ações eficazes e que ajudassem, de verdade, essa parte da população que tanto precisa.
...