A Prevenção ECA
Por: Érica Martinelli • 13/8/2019 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
Tema : Prevenção-ECA
Introdução
Este estudo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema da Criança e Adolescente, justificado no elevado número destes em situação de risco e consequentemente a violação de seus direitos, estando estes direitos garantidos e amparados pela sociedade, pelo Estado e pela família, conforme previsto em artigos no ECA e pela CF.
Desenvolvimento
Em análise ao art. 70 do ECA que demanda ser da sociedade o dever de afastar a intimidação ou transgressão dos direitos da criança e do adolescente, já a família onde a criança tem seus primeiros passos para o desenvolvimento, não importando o modelo desta família, mas seu compromisso e comprometimento perante a legislação e aos filhos será a mesmas.Porém,com princípios que exerçam suas obrigações para com a criança e o adolescente garantindo o desenvolvimento físico,étnicos e cultural.Por outro lado o Estado também deve prestar apoio em seu desempenho e manutenção conforme previsto no art. 72.
Assim sendo a influência dos sistemas e da família esta associada as experiência vividas no cotidiano, tornando assim um processo continuo do desenvolvimento da criança e do adolescente, o que muitas vezes o impacto destas experiências são refletidas nas ações que a criança ou adolescente tem em relação a sua aparência, crença e valores morais. Relativamente, a criança tende a seguir o exemplo de homem a ela apresentado no dia a dia, seja este adequado ou inadequado para a vivencia nos grupos sociais, e de acordo a esse exemplo passa a atuar perante a sociedade.
Segundo o exposto nos artigos 70 a 73 do ECA, quando os direitos são violados existe a necessidade de uma ação de prevenção que ocorra por meio de prática e atos nocivos a criança ou adolescente, com iniciativas que promova seus direitos fundamentais e através da execução de ações preventivas no intuito de zelar pelo pleno desenvolvimento dos futuros cidadãos,
Conclusão
Portanto diante do citado neste estudo o Estado, a Sociedade e a Família são os responsáveis pelo desenvolvimento integral da geração infantojuvenil garantindo uma relação de proteção e cuidados com integralidade. Além de que a prevenção tem como objetivo garantir o princípio da dignidade humana, o qual perpassa a normatização no Estatuto da Criança e do Adolescente como em demais leis especifica.
...