Ensino Matemático: A Aritmética
Por: Felipe Affonso • 13/3/2016 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
A aritmética costuma lidar com problemas que pedem resultados com base em dados previamente estabelecidos, que se caracterizam pela importância da obtenção de informações. Por exemplo: “ 7 + 14 = ? “, esse tipo de problema busca um resultado de um número “verdadeiro”.
A álgebra opera por uma lógica diferente, um dos primeiros conceitos da álgebra é a ideia de variável ou incógnita, sendo esse um dos conceitos mais abstratos a serem assimilado pelos alunos do ensino fundamental. Usando sempre o mesmo tipo de símbolo para receber diversos valores em problemas diferentes, o famoso X, causando uma grande confusão para compreender que “x” não tem valor fixo. (anexo Tirinha X).
Uma solução simples para esse tipo de problema é a simples variação dos símbolos usados para denominar as incógnitas dos problemas, usando outras letras, símbolos ou mesmo desenhos, isso ajuda no reforço da ideia que as incógnitas não possuem um único símbolo e nem valor fixo.
Outra solução é fazer uma contextualização para que exista uma maneira de transformar uma equação do tipo “3x + 10 = 70” em algo “real” de se visualizar. (anexo da Balança). Fazendo com que conceitos abstratos tenham uma transposição mais próxima para o cotidiano do aluno.
Uma grande dificuldade dos alunos é a manipulação algébrica com frações, os alunos têm conhecimento das operações algébricas: soma, subtração, multiplicação e divisão, porém não conseguem extrapolar o conceito para as operações com frações.
Transformar esse tipo de problema em algo concreto, com a utilização de blocos e suas frações. É inegável que as crianças prestam mais atenção às aulas com os blocos, uma vez que elas podem visualizar, tocar e manipular aquilo conceituado nos livros de matemática, tornando a fixação e aprendizado muito mais fluida (anexo blocos).
Portanto, vale lembrar que nenhuma das técnicas mencionadas acima devem substituir a apresentação formal e norma da simbologia da álgebra matemática e sim, fazer uma complementação para melhor interiorização dos conceitos.
Referências Bibliográficas
Baier T, Poffo J. Álgebra no ensino fundamental: do lúdico ao conceitual. X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, 2010.
Meira L. Significados e Modelagem na atividade algébrica. In: Educação Algébrica e Resolução de Problemas. Boletim Salto para o Futuro, 2003.
GÓMEZ-GRANELL, Carmen. A Aquisição da Linguagem Matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKI, A. & TOLCHINSKI, L. (Orgs.). Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. Tradução Stela Vieira. São Paulo: Editora Ática, p. 257-282, 1997.
...