ATIVIDADE SOBRE O CONTEÚDO DE ADOÇÃO E ATO INFRACIONAL
Por: Ana Paula Vieira • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 94 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA JURÍDICA
PROFESSOR: GLEDSON
ATIVIDADE SOBRE O CONTEÚDO DE ADOÇÃO E ATO INFRACIONAL
PATOS DE MINAS 2021
ATIVIDADE SOBRE O CONTEÚDO DE ADOÇÃO E ATO INFRACIONAL
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Psicologia Jurídica, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do professor Gledson.
PATOS DE MINAS 2021
Atividade sobre o conteúdo de Adoção e Ato Infracional
1- Com base nas informações registradas a partir dos depoimentos assistidos em sala de aula acerca da experiência de mães por adoção e da leitura do texto “Adoção e pesquisas” (WEBER, L. Adote com Carinho. Curitiba: Juruá Editora, 2011), elabore um texto dissertativo (mínimo duas laudas) estabelecendo uma relação entre o conteúdo do texto e os depoimentos.
Mãe sempre será aquela que cria, que educa, que ama. Sempre existira aquelas que não podem ser mãe biológica e aquelas que não têm a condição de criar. Hoje muitos casais optam pela adoção. O que aconteceu com Eliane é um exemplo que acontece muito, a mulher sofre um abordo e depois não dá mais conta de engravidar, logo, optando pela adoção. Passa a procurar casas onde crianças sem família vivem, criando ali um vinculo e logo optando em se candidatar para a adoção.
Os dois tipos de adoção, a clássica e a moderna, nunca vão deixar de existirem. Onde a clássica sempre será aquela que simplesmente casais buscam um bebê para resolver suas questões de casamento sem filhos, achando que uma criança resolverá todos os seus problemas. A adoção moderna é aquela onde o objetivo principal é encontrar pais para crianças que de uma forma ou outra não puderam ser criadas por sua família de origem.
A adoção hoje é um caminho muito longo a se percorrer, onde os futuros pais adotivos tem que passar por inúmeros processos, como enfrentar fila, a espera que é muito demorada, precisam fazer curso. Contamos também com inúmeras adoções irregulares em que há a entrega direta da criança à pessoa interessada em adotar. , Os interessados precisam buscar a Vara da Infância e da Juventude e efetuar seu cadastro para que possam adotar crianças e adolescentes.
O vinculo afetivo não é fácil, como aconteceu com Eliane quando ela adotou duas crianças, uma delas demorou mais que a outra a chama-la de mãe. Mas uma coisa que pode mudar muito isso ai ou até mesmo amenizar é a forma de tratar a criança e a forma com que deixam a criança ser tratada. Eliane mesmo disse que uma das crianças que ela adotou era mais carinhosa, mais dengosinha, isso já acaba trazendo um tratamento diferente.
Conversar com a criança adotada lhe contando sua historia é essencial para o vinculo e principalmente para a confiança. A criança que é adotada já trás consigo o medo do abandono, então, a criança saber sua historia, sem mentiras, para ela é muito importante. Onde caso venha ser tardia pode causar muitos problemas, a criança pode a vir ficar sabendo por outras pessoas e até mesmo sofrendo bullying.
O psicólogo não deve ser procurado somente porque se fez uma adoção, É recomendável a atuação de um psicólogo no processo da adoção para auxiliar na interpretação de cada novo sentimento, desejo ou dúvida que surgir por parte do adotante ou do adotando. A adoção é o ato pelo qual se cria um vínculo de filiação, até então inexistente, em que não há laço natural, onde você passa a amar alguém incondicionalmente.
2- Assista ao filme Querô. Disponível no Youtube:
3- Faça uma linha da vida destacando eventos que considerar importantes na trajetória do adolescente protagonista.
- Querô, um adolescente cuja mãe era prostituta, suicidou logo após seu nascimento, o deixando na porta do prostíbulo onde trabalhou. Onde Querô foi criado muito a contragosto pela dona do prostíbulo.
- Querô era um menino triste, revoltado com a vida. Muitas vezes dava pra notar o quanto ele gostaria de estar fora dessa vida.
- Querô vivia na rua onde roubava para sobreviver e onde chegou a matar. Por isso foi parar na Febem.
- Febem, um lugar onde a raiva de Querô só aumentou. Fazendo com que ele viesse a matar uma pessoa e liderar uma rebelião, onde todos fugiram.
...