Medidas socioeducativa no meio fechado
Por: wiiny • 23/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CLEIDIANE JANUÁRIO DE SOUSA
PROJETO DE PESQUISA
2017/1
- INTRODUÇAO
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social- PNAS, p.35, o CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
. Portanto, a dinâmica social se apresenta desafiadora pois fortalece a vivência de vulnerabilidades das famílias, fragilizando a vivência familiar e comunitária. Nesse sentido, intenta desenvolver ações que minimizem situações de violência vivenciadas no cotidiano da comunidade e das MSE através vivências e atividades voltadas para os jovens, ao ampliar a percepção da necessidade de intervenção diante de questões pertinentes à dinâmica vivenciada no dia a dia do CREAS através de análise institucional. Frente aos altos índices de violência e das medidas em LA e no PSC vivenciados no território do CREAS abrem-se precedentes para uma atuação social voltada para a construção da cultura de paz.
Relatos de casos de violência por famílias acompanhadas e usuárias da Política de Assistência Social através do CREAS citado, apontam para uma vivência social local muitas vezes fragilizada. No entanto, de acordo com (Hayerck, (2010) em
“seus mais variados contornos,
a violência não é uma matéria
sociológica recente. É um fenômeno
histórico na constituição da sociedade brasileira”.
Portanto, é preciso fortalecer os vínculos familiares para promover uma cultura de paz. De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma “Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência (ONU,1999).
- Delimitação e formulação de problema
a vivência de vulnerabilidades das famílias, fragilizando a vivência familiar e comunitária?
- OBJETIVOS :
3.1 GERAL
Promover a cultura de paz através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários .
3.2 ESPECÍFICOS
- Fortalecer vínculos familiares e comunitários a partir de vivências com as famílias acompanhadas pelo CREAS-MSE;
- Fortaleçam a cultura de paz nas famílias e no cotidiano do território;
- Contribuir para o processo de desconstrução da naturalização da violência.
4. JUSTIFICATIVA
.
As famílias acompanhadas do Serviço de MSE, as mesmas se encontram em situação de extrema pobreza ou em situação de pobreza relativa, por isso, membros que as compõem estão inseridos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de acordo com a faixa, 15 a 17 anos, além de estarem inseridas no Cadastro Único, em programas de transferência de renda como o PBF- Programa Bolsa Família. Nesse sentido, busca-se fortalecer os vínculos familiares para o combate das expressões de violência apresentadas no cotidiano das famílias do serviço de atuação do Centro citado será desenvolvido famílias acompanhadas pelo O Centro de Referência Especializado de Assistencial Social (CREAS), através do Serviço de Medidas Socioeducativa MSE.
...