Trabalho de Contratos
Por: Ary Medeiros • 25/11/2020 • Trabalho acadêmico • 915 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
Trabalho – 3 pontos
Acadêmico: Ary Junior Silva de Medeiros
Descrever resumidamente os seguintes tipos de contratos
- Compra e venda
O contrato de compra e venda trata-se de um compromisso entre as partes onde uma firma a obrigação de transferir a posse de certa coisa, e a outra parte lhe recompensar com uma quantia de dinheiro estipulada no contrato.
- Troca ou permuta
Nesse tipo de contrato as partes negociam uma “troca” de alguma coisa por outra que não seja dinheiro.
- Contrato estimatório (venda em consignação)
No contrato estimatório ocorre quando a pessoa entrega um bem para que outra pessoa o venda, nesse caso após o tempo estipulado no contrato caso o bem tenha sido vendido a parte contratante recebe a sua parte, caso não ela o recupera novamente.
- Doação
Nesse tipo de contrato como o próprio nome já fala, trata-se de uma doação de bens ou vantagens do seu patrimônio para uma outra pessoa por vontade própria e de livre e espontânea vontade.
- Locação de coisas
No contrato de locação uma das partes é obrigada a cede por um tempo que pode ser determinado ou não o uso e gozo de um bem infungível em troca de uma remuneração em dinheiro.
- Emprestimo
No contrato de empréstimo uma das partes empresta a outra a posse de um um bem que pode ser fungível ou infungível a outra, e a parte que recebeu terá obrigação de restituir o bem.
- Comodato
E um tipo de empréstimo que se faz de forma gratuita onde o bem emprestado deve ser devolvido na mesma condição em que estava e sem que aja nenhum tipo de remuneração pelo empréstimo dele.
- Mutuo
Neste caso bem diferente do contrato comodato, no contrato mutuo o bem emprestado é algo fungível exemplo: Dinheiro e mercadorias, que podem ser substituídos por bens da mesma espécie e quantidade.
- Prestação de serviços
Nessa espécie de contrato uma das parte se firma a prestar algum tipo de serviço e em troca a parte que o contratou tem que o remunerar pelo serviço que o foi prestado.
- Empreitada
Neste contrato muito utilizado em obras, o prestador se obriga a fazer determinado tipo de serviço especifico que pode ser feito pessoalmente ou por intermédio de terceiros, e em troca ele recebe determinada quantia para tal serviço.
- Deposito
Neste caso a parte depositante entrega a outra um bem móvel para que ela guarde até que ela precise e consequentemente a reclame, e sendo assim a parte depositada devolva o bem móvel
- Mandato
No contrato de mandato uma pessoa recebe poderes de outra para que a mesma possa praticar atos jurídicos ou administrar interesses da parte contratante.
- Comissão
Trata-se de um contrato onde uma pessoa vende algo para outra em troca de alguma remuneração em dinheiro pelo serviço prestado.
- Agencia e Distribuição
o contrato de agência deve ser considerado apenas o tronco comum de onde, pela especificação, se emprestam as regras básicas a disciplinar o contrato de distribuição que é quando o agente tiver à sua disposição a coisa a ser negociada.
- Viajantes e pracistas. Representantes não autônomos
E um contrato para o qual a parte contrata pessoas para um serviço de maneira que eles não estejam completamente autônomos e sim com um “sócio”.
- Corretagem
Aqui no contrato de corretagem uma pessoa que não é vinculada a outra adquire a obrigação de conseguir para a outra parte um ou mais negócios.
- Transporte
Neste contrato a parte que for contratada obriga-se a transposta de um lugar para o outro pessoas ou bens, em troca de remuneração.
- Seguro
Neste contrato, a pessoa contratada tem por obrigação de ressarci a outra parte mediante alguma situação de perca futura prevista no contrato.
- Constituição de renda
Consiste em um pagamento periódico de uma prestação, realizada por uma pessoa a outra. O pagamento poderá ser gratuito ou oneroso.
...