As Ações socioeducativas na ressocialização do reeducando
Por: vanessaroberta • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Reeducando
As Ações socioeducativas na ressocialização do reeducando.
Instituições prisionais são estabelecimentos instituídos legalmente para abrigar cidadãos que cometem infrações/delitos. A instituição da pena de privação de liberdade regida na forma legal, é a maneira pela qual pune-se o autor do ato infracional, com o propósito da ressocialização e reinserção social para posterior retomo do reeducando sociedade.
Todavia, é notório que o atual sistema penitenciário brasileiro passa por uma grave crise, apresentando inúmeros problemas, como o inchaço carcerário e a crescente desumanização do ser humano.
No entanto, o reeducando é uma importante Inserção Social é o lugar destinado aos condenados pela justiça para cumprir sua pena. Nesse período de estadia no sistema prisional, os reeducandos são preparados para quando saírem não voltarem para o mundo do crime. Isso seria feito com a capacitação dos reeducandos enquanto estivessem confinados, por óbvio aprendendo uma profissão para futuramente terem uma chance de vida melhor. Porém o que se conclui na realidade é a preocupação em aumentar a capacidade de lotação das prisões, que supera, ou ainda, impera solitária, como a finalidade única e maior do sistema prisional em detrimento do laborioso, porém dignificador papel do Estado de ressocializar por meio do trabalho, os infratores da lei.
Este estudo justifica-se, quando evidenciamos que os complexos penitenciários não funcionam, ao contrário, longe de atingir seu objetivo favorecem, sim, a violência, a massificação das pessoas encarceradas, a não estimulação de projetos de reeducação e reinserção social, e não obtêm a valorização do reeducando como ser humano. Neste sentido, é imprescindível o acesso à informação, ao conhecimento, ao desenvolvimento de valores, atitudes, capacidades, competências e qualificação profissional, dentre outros, - para que, ao retornar à sociedade, o reeducando não reincida no mundo do crime e exercite sua cidadania prevista na Constituição Brasileira.
...