A Percepção Temporal
Por: Victoria Lacerda • 24/9/2016 • Projeto de pesquisa • 447 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS PARAISO – PERÍODO MATUTINO.
O FENÔMENO DA FIGURA-FUNDO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL: FIGURAS REVERSÍVEIS;
Bianca Leticia dos Santos Xavier RA: N793GE-4
Joyce Vieira de Lima RA: C81172-6
Karoline Guimarães Nogueira RA: C90565-8
Romário Silva dos Santos RA: N794FB-9
Verônica Nardi Conceição RA: C9242G-9
Victória Lacerda Santos RA: C9326A-1
Campus Paraíso
2016
Introdução
O fenômeno da figura-fundo como forma de organização perceptual: figura reversível desenvolvera a percepção humana, que pode ser explicado diversamente em seu desenvolvimento, o que condiciona conceitos relativos à sensação e percepção. O processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representa energia de estimo, Myers, 2015.
A hipótese escolhida pelo grupo foi; a percepção das figuras é afetada pelo tempo de exposição do sujeito a figura. Onde foram observadas as seguintes percepções; Atenção e o olhar seletivo. Quando nos deparamos a um estímulo ambíguo, a atenção e o olhar seletivo são essenciais para a percepção da figura. Ela deve ser afetada no momento em que o tempo leva a atenção que busca por algo mais complexo e, deixa de focar-nos mesmo detalhes. Com o tempo de visualização reduzido, a probabilidade da atenção e olhar seletivo focarem em apenas um detalhe é maior. Segundo Fisher, 1967, depende da ordem na qual você observa as imagens. As imagens intermediárias da série são ambíguas. Observa uma imagem no primeiro momento e com um pouco mais de tempo observa-se uma imagem diferente.
Método
A abordagem que o grupo escolheu foi a de percepção por tempo de observação, e implicará em não influenciar de forma alguma o entrevistado, fazendo perguntas simples e diretas, como o que a pessoa vê na imagem e se ela vê alguma coisa além daquilo. Foi decidido que serão feitas quatro entrevistas para cada membro do grupo, resultando em um total de 28 pessoas. O público será de homens e mulheres de 18 a 75 anos. A imagem que será apresentada para cada entrevistado é uma imagem em preto e branco, reproduzida em papel. A imagem estará anexada no final do relatório. A pessoa poderá segurar a folha e a manuseá-la como bem preferir, aproximando, afastando ou girando a imagem para enxergar melhor. O tempo máximo da entrevista do primeiro grupo será de um minuto e meio, e o do segundo grupo será de três minutos para que o entrevistado observe a imagem. Durante o tempo de observação, todas as respostas e verbalizações do sujeito serão registradas pelo aluno no momento exatamente como forem dadas.
Referências
Gleiman, Henry; Reisberg, Daniel e Gross, James. Psicologia - 7ª edição Ed. Artmed, 2009.
Atkinsun, R.L et al. Introdução a Psicologia de Hilgard - 13º Edição - Porto Alegre: Ed. Artmed, 2002.
Anexo
[pic 1]
...