Colegial
20.195 Trabalhos sobre Outras. Documentos 10.471 - 10.500
-
Literatura Barroca
LITERATURA BARROCA O marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento Teixeira (1601). Há dúvidas quanto à origem do poeta, estudos literários recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco. PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa
Avaliação:Tamanho do trabalho: 2.460 Palavras / 10 PáginasData: 17/9/2013 -
Literatura Barroca
A designação de Barroco chega a ser quase ambígua, quando se quer classificar esse estilo de época. Assim, Barroco é sinônimo de Bizarro. Esse termo, segundo a critica das artes plásticas, é sinal de mau gosto, de coisa absurda. Para efeito didático, podemos dizer BARROCO ou SEISCENTISMO (estilo literário do século XVII) – inicia-se em portugal em 1580 com a UNIFICAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA e vai até 1756 com a FUNDAÇÃO DA ARCADIA LUSITANA. A
Avaliação:Tamanho do trabalho: 397 Palavras / 2 PáginasData: 25/2/2014 -
Literatura Barroca
1) Poemas e análises. Poema l Mancebo sem dinheiro, bom barrete, Medíocre o vestido, bom sapato, Meias velhas, calção de esfola-gato, Cabelo penteado, bom topete. Presumir de dançar, cantar falsete, Jogo de fidalguia, bom barato, Tirar falsídia ao Moço do seu trato, Furtar a carne à ama, que promete. A putinha aldeã achada em feira, Eterno murmurar de alheias famas, Soneto infame, sátira elegante. Cartinhas de trocado para a Freira, Comer boi, ser Quixote com
Avaliação:Tamanho do trabalho: 957 Palavras / 4 PáginasData: 27/11/2015 -
Literatura Boliviana
Contos e literatura da bolivia Contos: A avó grilo Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em
Avaliação:Tamanho do trabalho: 821 Palavras / 4 PáginasData: 25/9/2014 -
LITERATURA BRASILEIRA
O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual , enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiencias cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornão-se um apoio para a pratica educativa. Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um
Avaliação:Tamanho do trabalho: 264 Palavras / 2 PáginasData: 6/5/2013 -
LITERATURA BRASILEIRA
A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Faz parte também da Literatura latino-americana, a única em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI.2 Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX
Avaliação:Tamanho do trabalho: 435 Palavras / 2 PáginasData: 17/8/2013 -
Literatura Brasileira
QUINHENTISMO Esta expressão é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, correspondendo à introdução da cultura européia em terras brasileiras. Não se pode falar em uma literatura "do" Brasil, como característica do país naquele período, mas sim em literatura "no" Brasil - uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota as ambições e as intenções do homem europeu. No Quinhentismo, o que se demonstrava era o momento
Avaliação:Tamanho do trabalho: 5.218 Palavras / 21 PáginasData: 15/11/2013 -
Literatura Brasileira
Quinhentismo (século XVI) Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou
Avaliação:Tamanho do trabalho: 912 Palavras / 4 PáginasData: 25/11/2013 -
Literatura Brasileira
A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Faz parte também da Literatura latino-americana, a única em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI.1 Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX
Avaliação:Tamanho do trabalho: 453 Palavras / 2 PáginasData: 27/2/2014 -
Literatura brasileira
Literatura Brasileira História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Neo-realismo José de Anchieta Padre José de Anchieta: representante do início da literatura brasileira Quinhentismo (século XVI) Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com
Avaliação:Tamanho do trabalho: 944 Palavras / 4 PáginasData: 4/3/2014 -
Literatura Brasileira
As Vanguardas As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias que passaram pelo Panorama da Literatura do Brasil e deixaram de certa forma, sua contribuição, no que podemos dizer ruptura da estética até então reinante no nosso país. De acordo com o que se vê por parte dos postulantes da Literatura, foi na Semana da Arte Moderna que essas “estéticas literárias” foram influenciando os pensamentos de alguns literatos brasileiros pela inovação que se pretendia. Aqui, por fins acadêmicos, trataremos
Avaliação:Tamanho do trabalho: 719 Palavras / 3 PáginasData: 9/3/2014 -
Literatura Brasileira
Despedidas à... Se entrares, ó meu anjo, alguma vez Na solidão onde eu sonhava em ti, Ah! vota uma saudade aos belos dias Que a teus joelhos pálido vivi! Adeus, minh’alma, adeus! eu vou chorando... Sinto o peito doer na despedida... Sem ti o mundo é um deserto escuro E tu és minha vida... Só por teus olhos eu viver podia E por teu coração amar e crer, Em teus braços minh’alma unir à tua
Avaliação:Tamanho do trabalho: 322 Palavras / 2 PáginasData: 1/5/2014 -
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA BRASILEIRA Origens O estudo sobre as origens da literatura brasileira deve ser feito levando-se em conta duas vertentes: a histórica e a estética. O ponto de vista histórico orienta no sen-tido de que a literatura brasileira é uma expressão de cultura gerada no seio da literatu-ra portuguesa. Como até bem pouco tempo eram muito pequenas as diferenças entre a literatura dos dois países, os historiadores acabaram enaltecendo o processo da forma-ção literária brasileira, a
Avaliação:Tamanho do trabalho: 7.899 Palavras / 32 PáginasData: 26/8/2014 -
Literatura Brasileira
Literatura Brasileira História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Neo-realismo Imagem Padre José de Anchieta: representante do início da literatura brasileira Trovadorismo A religião desenvolvia-se em mosteiros, que foram verdadeiros centros de cultura artística. Tudo o que se produzia na Idade Média estava relacionado aos textos sagrados e ao cristianismo. A Igreja era o centro do poder naquela época. A mulher era um símbolo idealizado e
Avaliação:Tamanho do trabalho: 1.497 Palavras / 6 PáginasData: 30/9/2014 -
Literatura Brasileira
Trovadorismo As primeiras escolas literárias eram influenciadas pela igreja. Ela realizava um controle político e ideológico sobre diversos reis e influenciou, de maneira determinante, a produção intelectual e artística do período. A essa força do pensamento religioso, que tem Deus como centro de toda reflexão sobre a existência e as ações humanas, e a consequente influencia da religião em todas as áreas do saber, chama-se teocentrismo. POESIA E AMOR CORTÊS: As composições medievais abordam o
Avaliação:Tamanho do trabalho: 929 Palavras / 4 PáginasData: 2/11/2014 -
Literatura Brasileira
Introdução O trabalho que será apresentado foi uma pesquisa através de livros e sites de internet sobre a literatura brasileira, desde o início, no caso, da vinda dos primeiros exploradores ao país em 1500 até uma parte dos tempos de hoje, o trabalho vai mostrar também, algumas questões que foram feitas para os alunos de ensino médio e algumas poesias irão ser mostradas. Além disso, esse trabalho está acompanhado de um cd que fala das
Avaliação:Tamanho do trabalho: 3.221 Palavras / 13 PáginasData: 28/3/2015 -
Literatura Brasileira I
Atividade 4 • Pergunta 1 0,25 em 0,25 pontos Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião. ___________desejava; ___________amava; ___________adorava. (*organizações = personalidades) (José de Alencar, O Guarani) Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a sequencia, os trechos pontilhados
Avaliação:Tamanho do trabalho: 2.133 Palavras / 9 PáginasData: 23/3/2015 -
Literatura de cordas e carpintaria
Introdução: A literatura de cordel surgiu na metade do séc. 19, para mostrar a cultura do sertanejo, feito em folhetins com xilogravuras. Eram cantadas com viola ou lidas em declamações animadas que conquistavam a todos e principalmente àqueles que não sabiam ler, sendo ainda hoje de grande importância para o povo nordestino. Os cordéis são assim chamados por serem apresentados geralmente pendurados em cordões nas feiras do nordeste ou nas feiras para nordestino em São
Avaliação:Tamanho do trabalho: 826 Palavras / 4 PáginasData: 7/6/2014 -
Literatura De Cordel
FACULDADE NOME DO CURSO TELEFONE FURG Turismo Binacional (53)3233.6500 UCPEL Tecnologia em Gestão de Turismo (53) 2128-8000 UCS Turismo (54)3218-2322 UFPEL Turismo (53) 3921-1167 UNISC Turismo (51) 3717-7300 FACULDADE NOME DO CURSO TELEFONE FURG Turismo Binacional (53)3233.6500 UCPEL Tecnologia em Gestão de Turismo (53) 2128-8000 UCS Turismo (54)3218-2322 UFPEL Turismo (53) 3921-1167 UNISC Turismo (51) 3717-7300 FACULDADE NOME DO CURSO TELEFONE FURG Turismo Binacional (53)3233.6500 UCPEL Tecnologia em Gestão de Turismo (53) 2128-8000 UCS Turismo
Avaliação:Tamanho do trabalho: 201 Palavras / 1 PáginasData: 4/9/2013 -
Literatura De Cordel
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil
Avaliação:Tamanho do trabalho: 255 Palavras / 2 PáginasData: 16/3/2014 -
Literatura De Cordel
Introdução Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina. Vida e obras Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de
Avaliação:Tamanho do trabalho: 283 Palavras / 2 PáginasData: 27/3/2014 -
Literatura De Cordel
LITERATURA DE CORDEL JUSTIFICATIVA: O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado. Feito em versos, com vocabulário acessível e estrutura rítmica cativante, a história corre como uma canção bonita. Sem nos darmos conta, a aventura já terminou. O gênero “ Literatura de Cordel” expressa em seus versos traços marcantes da diversidade cultural presente na sociedade brasileira: cada região tende a proclamar seu modo de viver , seus costumes,
Avaliação:Tamanho do trabalho: 1.769 Palavras / 8 PáginasData: 2/6/2014 -
Literatura De Cordel
Oboé É um instrumento de sopro, feito de madeira, com timbre semelhante ao do clarinete. As notas graves do oboé são densas e ricas; as mais agudas, rarefeitas e penetrantes. O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta. Possui bocal de palheta dupla, situado no final de um tubo perfurado, de formato ligeiramente cônico. O corpo do oboé é feito normalmente de
Avaliação:Tamanho do trabalho: 708 Palavras / 3 PáginasData: 9/9/2014 -
Literatura De Cordel
Literatura de Cordel é uma modalidade impressa de poesia, que já foi muito estigmatizada mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos essa modalidade de literatura nem sempre foi respeitada, e já houve até quem declarasse a morte do cordel, mas ainda não foi dessa vez. A cada dia os textos são
Avaliação:Tamanho do trabalho: 561 Palavras / 3 PáginasData: 4/3/2015 -
LITERATURA DE CORDEL: DO ATO DE LER E ESCREVER AO FALAR
LITERATURA DE CORDEL: DO ATO DE LER E ESCREVER AO FALAR A leitura e a escrita são ferramentas que precedem a aquisição do conhecimento. Não há dúvidas que são incontáveis as razões que nos levam a trabalhar a literatura de Cordel. Este gênero textual abre espaço para o encantamento dentro da escola. É perceptível a dificuldade que os alunos enfrentam ao estabelecer uma relação entre o que lê e a realidade que o cerca. Nesse
Avaliação:Tamanho do trabalho: 314 Palavras / 2 PáginasData: 28/5/2014 -
Literatura Do Século XIX
Introdução Por que ler poemas do século XIX? Nesse período as emoções começam a ocupar mais espaço na hora da escrita. Seja uma declaração de amor, sobre um amor não correspondido, sobre a morte, ou seja, eles colocavam no papel aquilo que os afligia no momento ou em determinada época da vida. O poema começou a ser usado também como forma de protesto contra injustiças. Por isso lemos poemas deste século, porque alem de ser
Avaliação:Tamanho do trabalho: 1.626 Palavras / 7 PáginasData: 20/5/2014 -
LITERATURA E CONTOS DE FADA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
: LITERATURA E CONTOS DE FADA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 1 Problematização/ Situação-problema O despertar pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona com satisfação na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura e escrita. 2 Justificativa Relembrar minha infância, meu período de inicio escolar é o mesmo que
Avaliação:Tamanho do trabalho: 873 Palavras / 4 PáginasData: 22/10/2013 -
LITERATURA E ENSINO
Atividades 1)-Tendo em vista a proposta apresentada para o estudo de uma narrativa no Ensino Médio no capítulo “Literatura na escola: propostas metodológicas”, elabore unidade de ensino que contemple o gênero lírico, organizando os diferentes blocos de trabalho em uma sequência. Você decide como começar e que relações estabelecer entre os blocos. O ensino da literatura nesse nível é focado na questão histórica e, nesse sentido, é transpassado por um dilema: os alunos reagem com
Avaliação:Tamanho do trabalho: 7.287 Palavras / 30 PáginasData: 13/4/2014 -
Literatura E Historia
LITERATURA E HISTÓRIA: UMA RELAÇÃO MUITO SUSPEITA. O problema não está em estabelecer relações entre a Literatura e a História. O problema reside em saber de que Literatura e de que História se fala. Conceituar uma ciência e delimitar a extensão de seu objeto é tarefa fundadora e exige, como petição de princípio, teorias consolidadas. Não é o caso, e seria descabida pretensão tentar fazê-lo. Minha tarefa, sendo bem mais modesta, nem por isso deixa
Avaliação:Tamanho do trabalho: 803 Palavras / 4 PáginasData: 28/3/2015 -
Literatura E História: Uma Analise Das Influencias Socias Em "O Cortiço" Aluísio De Azevedo
Uma análise entre literatura e história é fundamental para a compreensão das ideias e verificar como a realidade social se transforma em componente de uma estrutura literária além de permitir que esse conhecimento ajude a entender a função que a obra exerce. Para ratificar a proposta da inter-relação presente no trabalho, propõe-se uma análise de ‘O Cortiço’, lançado em 1890, onde Aluísio de Azevedo visava denunciar as mazelas sociais e afastar a visão fantasiosa da
Avaliação:Tamanho do trabalho: 296 Palavras / 2 PáginasData: 10/11/2014